1/18/2018, Quinta-Feira
Governo do Ceará
Menu

 


Gestores do Programa

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
JOVENS BOLSISTAS DA STDS RECEBEM FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL E CIDADANIA

BOLSISTAS DA STDS

Na última quinta (17/09), foi realizada, na sede da Sefaz I, aula sobre Educação Fiscal e Cidadania para os alunos que participam de cursos de qualificação profissional do Projeto “Jovem Bolsista”. A iniciativa integra o Programa “Primeiro Passo”, ação desenvolvida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com Fundação Sintaf e Ong Velaumar. 

O Projeto “Jovem Bolsista” faz parte das linhas de ação do Programa “Primeiro Passo”, uma das ações de políticas públicas do Estado direcionadas para a juventude. O intuito é criar oportunidades voltadas à cidadania e a inclusão social e profissional, proporcionando o aprendizado prático e experiências que possibilitem o crescimento profissional e pessoal de jovens oriundos da rede pública de ensino.
 
Ao longo de três meses de capacitação, jovens com idades entre 16 e 24 anos, que estejam cursando o 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e morem em comunidades circunvizinhas ao entorno de unidades fazendárias, serão qualificados para atuar no mercado de trabalho.

O curso de qualificação do Projeto “Jovem Bolsista” é constituído de módulos que serão ministrados pela professora, disponibilizada pela Sobef, empresa executora da STDS, Rosane Xavier. Segundo ela, cada módulo irá abordar os seguintes assuntos: Cidadania e Direitos Humanos; Juventude, Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Relações de Gêneros; Empreendedorismo e Educação Fiscal; Seminário Temático; Informática Básica; e Específico (curso de auxiliar administrativo e auxiliar turístico).
 
Com duas turmas formadas, uma pela manhã e outra à tarde, a capacitação tem a carga horária de 240h/a. Os participantes, ao todo 50 jovens, serão contemplados, durante o período do curso de qualificação, com bolsa, no valor de R$ 100, auxílio transporte, material didático, fardamento, lanche e certificado de conclusão.

Durante o módulo III, que trata sobre Empreendedorismo, os jovens tiveram, no dia 17 de setembro, uma formação específica sobre Educação Fiscal e Cidadania, que foi ministrada por Germana Belchior, integrante da equipe da Célula de Educação Fiscal e Responsabilidade Socioambiental da Sefaz.

De acordo com Gleydson, estudante de 16 anos e morador da Comunidade do Poço da Draga, "a aula foi muito importante para ter acesso ao conhecimento e, portanto, para poder exigir do Poder Público nossos direitos. Mas também aprendi que temos deveres, como pagar imposto, exigir a nota fiscal e fiscalizar nossos representantes". 

Para Germana, a experiência de dialogar com os estudantes sobre educação fiscal é enriquecedora. "Há muitos sonhos e esperanças nesses jovens, o que fortalece nosso pensamento de que a educação é o caminho para transformar a realidade. Saio dessas formações realizada e renovada", finaliza Germana.




SEFAZ - Secretaria da Fazenda
Av. Pessoa Anta, 274 - Centro, 60060-430 - Call Center 0800 7078585 - Ver localização no mapa

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.