4/25/2018, Quarta-Feira
Governo do Ceará
Menu

 


Gestores do Programa

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
CEDUF ENCERRA CURSO DE MONITOR DE EDUCAÇÃO FISCAL MINISTRADO EM PARCERIA COM A SOBEM - MARACANAÚ

Dando continuidade à parceria entre a Sefaz e a Sociedade Beneficente de Maracanaú  (Sobem), instituição mantenedora da Escola Técnica de Maracanaú, a Ceduf concluiu mais um curso de "Monitor de Educação Fiscal" para os  50 (cinquenta) estudantes do Projeto Jovem Aprendiz, na faixa etária de 14 a 24 anos, matriculados na referida Escola.
Os encontros aconteceram uma vez por semana, nas instalações da própria Escola, sendo que cada encontro teve 4 (quatro) horas-aula presenciais, durante 5 (cinco) sextas–feiras. O curso iniciou dia 22 /11/2013 e foi concluído no dia 20 de dezembro de 2013.
Referida ação teve por objetivo levar informações sobre os diversos temas trabalhados pela Educação Fiscal, tais como: Cidadania, Ética e Meio Ambiente; Tributos, Relação Estado/Sociedade; Orçamento Público e Controle Social, para que os estudantes possam ter uma postura ainda mais crítica, reflexiva e participativa a respeito da função socioeconômica do tributo e do controle social.
Dentre várias depoimentos dos alunos quando da avaliação do curso, dois relatos foram bem expressivos:

"A capacitação foi algo bastante relevante para nossa formação pessoal e profissional, trazendo consigo conhecimentos diversos sobre toda legislação ao qual estamos inseridos. Trazer a teoria juntamente com o agir da lei, a implantação delas pelo poder executivo até a fiscalização feita por vários órgãos incluindo a SEFAZ. Viajar no nosso dia a dia e trazer a matéria para o mundo ao qual estamos inseridos foi um ponto magno da aula, abrir os nossos olhos para aquilo que não ligamos e assim nos curando da alienação. Sobre tudo podemos concluir o engrandecimento e a capacitação para a fiscalização e a informação dando a nós que precisamos repassar já que somos atores da sociedade em que vivemos. Usufruir do direito de termos capacitações iguais a essa nos faz também perceber o quão é valioso contribuir com o estado para termos um Brasil melhor para todos." ( Vitor Costa Alves, 19 anos ).

"A disciplina de educação fiscal é uma disciplina que envolve assuntos correlatos ao nosso dia a dia, seja no trabalho, quando procuramos saber quais impostos estão inseridos na mercadoria ou serviço ou quando precisarmos declarar o imposto de renda, ou seja, bem como na formação educacional enquanto cidadãos, aprendemos um pouco como tomar posse desse conhecimento para reivindicarmos os nossos direitos enquanto cidadãos. Também nos foi alertado a importância de sermos cidadãos mais conscientes na preservação do nosso meio ambiente. Em resumo aprendemos mais do que impostos, taxas e tarifas, aprendemos como utilizar esse conhecimento no exercício de nossa vida enquanto cidadãos." ( Rone Pereira das Chagas, 23 anos ).

Os depoimentos dos estudantes reforçam que a Educação Fiscal pode contribuir com a formação de uma consciência cada vez mais crítica e participativa, sendo o público jovem propício para a discussão de novos valores e atitudes que resultem  numa sociedade mais justa e com melhores condições de vida para todos.




SEFAZ - Secretaria da Fazenda
Av. Pessoa Anta, 274 - Centro, 60060-430 - Call Center 0800 7078585 - Ver localização no mapa

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.