9/23/2018, Domingo
Governo do Ceará
Menu

 


Gestores do Programa

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
CURSO NOÇÕES DE CIDADANIA FISCAL PARA MORADORES DE COMUNIDADES

                                                  

    

Ao considerar a missão da Secretaria da Fazenda de “captar e gerir os recursos financeiros para o desenvolvimento sustentável do Estado e promover a cidadania fiscal”, verifica-se que o Programa de Educação Fiscal do Estado do Ceará – PEF ocupa posição relevante no âmbito desta Administração Fazendária.

Em 2013, a Educação Fiscal do Ceará completa 15 anos, sendo o momento oportuno de reforçar os acertos e refletir sobre novas estratégias para permitir a sustentabilidade do Programa. São vivenciados novos paradigmas e novos conceitos, o que impõe um novo perfil de servidor e de gestão pública, bem como novos mecanismos de sensibilização e emponderamento do tema pela sociedade.

Dessa forma, visando fomentar a promoção social e a cidadania dos moradores residentes nas comunidades circunvizinhas às suas unidades, a Sefaz/CE, por meio do seu Programa de Responsabilidade Socioambiental, firma o seu compromisso ao implementar ações voltadas à inclusão social desses cidadãos.

O Projeto de Inclusão Social, desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Fazendários do Ceará – Sintaf e Fundação Sintaf, se concretiza por meio do desenvolvimento humano que se dá pelo incentivo à arte e à cultura e das atividades de capacitação profissional, promovendo, assim, a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.

As ações são desenvolvidas de acordo com as demandas apresentadas pelos moradores, como, por exemplo, cursos profissionalizantes; de informática básica; de montagem e manutenção de computador; oficina de artes; esportes; a fim de que essa população menos favorecida possa se inserir nas oportunidades geradas pelo mercado e, por conseguinte, promover sua emancipação social e exercício pleno da cidadania.

Dentre os cursos ofertados, destaca-se o Curso “Noções de Cidadania Fiscal”, ministrado por servidores da Célula de Educação Fiscal da Sefaz/CE, com vistas a proporcionar aos moradores uma reflexão inicial acerca da cidadania fiscal, no intuito de contribuir para sua emancipação social e humana.

Até o presente momento, já foram formadas cinco turmas, sendo os alunos moradores da Comunidade Poço da Draga e, ainda, do Moura Brasil e das Graviolas, todas próximas às unidades fazendárias, em Fortaleza, somando um total de quase 100 participantes.

Tendo em vista a dificuldade de boa parte dos moradores em relação à leitura, a metodologia do ensino se dá a partir de atividades lúdicas, como fantoches e jogos educativos, permitindo que de um jeito simples e divertido os moradores passem a entender a importância da função social dos tributos em sua vida.

Não há dúvida de que, quanto mais se for educado, maior é a capacidade de se inquietar e lutar para exigir direitos e cumprir deveres, ou seja, de se entender como sujeito e ator social, buscando, assim, o exercício pleno da cidadania.

A pedagogia do oprimido, aparentemente contramajoritária, pode ser um importante caminho na construção de uma sociedade mais justa, solidária, humana e sustentável, sendo uma ferramenta importante de disseminação do Programa de Educação Fiscal.

Por fim, o envolvimento dos servidores fazendários, a partir de ações solidárias e humanas, faz reconhecer que seu papel como agente público transcende os muros do local de trabalho, nascendo um espírito de cidadania e de dever para com a sociedade. A troca de experiências com as comunidades é valiosa não apenas para os moradores, mas para os servidores e colaboradores, que veem no outro seu espelho e resgate de participação democrática e humana.



 


SEFAZ - Secretaria da Fazenda
Av. Pessoa Anta, 274 - Centro, 60060-430 - Call Center 0800 7078585 - Ver localização no mapa

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.