9/20/2018, Quinta-Feira
barra barra
Governo do Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Notícia - 01.07.2010

GOVERNADOR INAUGURA NOVO PRÉDIO DA SECRETARIA DA FAZENDA

O Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, inaugura nesta quinta-feira, 1º de julho, às 15 horas, o Anexo 4 da Secretaria da Fazenda, situado na avenida Alberto Nepomuceno, Nº 77 (lado oposto da SEFAZ III). Fechado desde 1995, o prédio foi totalmente reformado para abrigar o Contencioso Administrativo Tributário (CONAT), a Corregedoria da SEFAZ (COSEF), a Coordenadoria de Pesquisa e Análise Fiscal (CEPAF), a Coordenadoria de Execução Tributária (COREX), o "Call Center" e o Centro Integrado de Informações e Operações Fiscais (CIOF), sendo esta a unidade responsável, em breve, pelo monitoramento dos postos fiscais existentes no Estado.

Um dos marcos da arquitetura moderna cearense, o antigo prédio do "Centro dos Exportadores", como era conhecido, já abrigou a sede do extinto Banco do Ceará (Bancesa). Projetado pelo arquiteto José Neudson Braga, o imóvel de 3.120m² de área construída (térreo mais seis andares superiores), encontra-se próximo a outras obras grandiosas de Fortaleza, como o "Palácio Coronado" e o "Palácio do Progresso", no centro da cidade.

Em maio de 2004, o Governo do Estado declarou que o "Centro dos Exportadores" deveria se tornar patrimônio histórico matérial do Ceará por abrigar o painel artístico "Os Estivadores", de cerca 63 m², com uma suave ondulação em destaque, constituindo-se em umas das obras mais significativas do período modernista cearense de autoria do artista plástico Zenon Barreto.

Instalado na lateral esquerda da nova sede da Sefaz, o painel foi inteiramente restaurado para preservar sua originalidade, sendo utilizadas pastilhas foscas de porcelana (2cm X 2cm), compreendendo 12 cores. Na reforma do "Centro dos Exportadores" o Governo do Estado investiu R$ 4 milhões, sendo a obra uma iniciativa de valorização e resgate do patrimônio cultural cearense.

"OS ESTIVADORES"

O painel "Os Estivadores" foi criado em 1965 pelo artista plástico Zenon Barreto e retrata a atividade de trabalhadores portuários no Ceará. Zenon Barreto (1918-2002) nasceu na cidade de Sobral - Ceará e é considerado um dos maiores representantes das artes plásticas locais. Dentre as suas principais obras está a estátua Iracema Guardiã, na Praia de Iracema, na avenida Beira Mar, em Fortaleza.


SEFAZ - Secretaria da Fazenda
Av. Alberto Nepomuceno, 02 - Centro, Fortaleza-CE CEP: 60055-000 - Call Center (85) 3209-2200 - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.