9/19/2018, Quarta-Feira
barra barra
Governo do Ceará
voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Notícia - 07.07.2017

Medidas de sustentabilidade adotadas pelo Governo do Ceará permitem manutenção de investimentos

Controlar os custos, aumentar a receita e manter os investimentos. Essas são as principais metas estabelecidas pelo Plano de Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Ceará, lançado em dezembro de 2016. E o Governo do Ceará tem conseguido alcançá-las. O Produto Interno Bruto (PIB) do último trimestre mostra que a economia cearense já dá sinais de recuperação diante do Brasil, cresceu 1,87%.

 

Para o secretário da Fazenda, Mauro Filho, o resultado é decorrente das medidas que o Estado vem tomando. "Primeiro, os altos investimentos do setor público que, por sua vez, induzem os investimentos privados. Isso é uma demonstração que o Ceará cumpre rigorosamente seus contratos e isso atrai novas empresas, novos negócios", afirma.

 

As medidas, no âmbito da gestão, são basicamente para produzir valores para os investimentos permanentes, ou seja, assegurar o funcionamento de escolas - que entre as 100 melhores do País, 77 estão no Ceará -, o atendimento de saúde, gerar empregos. A economia vai desde os cortes de cargos comissionados (o Ceará economiza R$ 30 mi por ano com pessoal) às despesas com telefonia, em contratos. "Esperamos enxugar pelo menos R$ 400 mi por ano para poder dar essa sustentabilidade de médio prazo que o Ceará precisa", afirma Mauro Filho.

 

Essa sustentabilidade passa por um modelo chamado de Gestão por Resultados (GpR) . "O Ceará tem tido a oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo que é possível, mesmo em época de atividade econômica de menor intensidade, manter medidas de sustentabilidade", diz Mauro Filho.

 

Para o secretário do Planejamento e Gestão, Maia Júnior, o Estado tem feito um esforço muito grande para manter os níveis de investimentos. "Todo esse esforço de aumentar receita, reduzir custos, alongar dívidas, no sentido de manter os níveis de investimentos, é extremamente importante, pois garante melhor sustentação econômica num momento de crise", ressalta Maia Junior.

 

quadro-pib-ceara-brasil.png

 


SEFAZ - Secretaria da Fazenda
Av. Alberto Nepomuceno, 02 - Centro, Fortaleza-CE CEP: 60055-000 - Call Center (85) 3209-2200 - Ver localização no mapa

© 2017 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.