10/23/2018, Terça-Feira
Notícia - 29.08.2008

SEFAZ E TCM ASSINAM CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO

O Secretário da Fazenda, Mauro Filho, e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Ernesto Sabóia, assinaram nesta sexta-feira (29), às 9 horas, na sede da Sefaz, convênio de cooperação técnica para o intercâmbio de informações necessárias ao desenvolvimento das atividades do TCM-Ce e da Sefaz-Ce, no combate à improbidade administrativa e à sonegação fiscal.

A parceria envolve os sistemas gerenciais dos dois órgãos fornecendo, inclusive, subsídios para que os gestores municipais possam checar a regularidade de seus possíveis fornecedores. Com a operação, servidores da Secretaria da Fazenda - Sefaz terão acesso eletrônico, ao sistema de prestação de contas mensais dos municípios do Estado do Ceará (Sistema de Informações Municipais - SIM), bem como à documentação relativa às prestações de contas mensais das prefeituras, especialmente às notas fiscais necessárias à comprovação de transações mercantis sujeitas à tributação do ICMS.

Em contrapartida, a Sefaz deverá autorizar e liberar o acesso para os servidores do TCM-Ce às informações dos contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços  - ICMS e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores  - IPVA. "Pretendemos com a medida, além de aumentar a eficiência de nossas operações, evitar possíveis contratações irregulares nas administrações municipais", explica o secretário da Fazenda, Mauro Filho.

No acordo entre os dois órgãos está prevista ainda a participação dos servidores do TCM em cursos, seminários, workshops e eventos congêneres, promovidos pela Sefaz, quando os temas abordados sejam de interesses de ambos.