10/22/2014, Quarta-Feira
barra barra
Governo do Ceará

Órgãos Vinculados

Acesso Rápido

Do que você precisa?

Telefones Úteis

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Ambiente Seguro
Perguntas mais Comuns

1. O que é o Ambiente Seguro?
É um serviço para sócios e contadores vinculados às empresas contribuintes cearenses criarem senhas pessoais para acesso às informações restritas destas mesmas empresas no Site da Sefaz.

2. É preciso se cadastrar?
Sim. O cadastramento é feito pelo interessado acessando o Site da Sefaz.

3. Quem pode se cadastrar?
Poderão se cadastrar no Ambiente Seguro apenas pessoas físicas que sejam contadores, sócios ou representantes técnicos de empresas pertencentes ao nosso Cadastro Geral da Fazenda.

4. O que é preciso para se cadastrar?
Para se cadastrar você precisa ter acesso à Internet, ser contador ou sócio e responder corretamente ao questionário presente na seção do Ambiente Seguro do site da Sefaz.

5. Onde posso me cadastrar?
O cadastramento é feito acessando o Ambiente Seguro do site da Sefaz.

6. É preciso pegar algum programa?
Não. Você vai utilizar o seu programa de acesso à Internet (tipo Internet Explorer).

7. O que é perguntado no questionário?
Apenas informações sobre uma das empresas com as quais você tem vínculo como contador, sócio ou representante técnico.

8. Vou ter que responder um questionário para cada empresa?
Não. Escolha a empresa da qual possui as informações mais recentes.

9. É preciso ser contador da empresa?
Precisa ser contador, sócio ou representante técnico. O contador precisa ainda ter registro no Conselho de Contabilidade do Ceará.

10. É preciso estar cadastrado no CRC-CE?
Sim, se você for contador.

11. Eu vou ter uma senha para cada empresa?
Não. Com uma única senha você terá acesso às empresas com as quais mantém vínculo segundo o nosso Cadastro Geral da Fazenda.

12. A Sefaz vai dar a minha senha?
Não. Você mesmo vai criar a sua senha através do Ambiente Seguro.

13. Depois de criar a senha já posso usá-la?
Depende. Se você for cadastrado no SefazNET como contador já poderá usar a senha imediatamente depois de criá-la. Mas se você não for cadastrado, terá que ir ao Núcleo de Execução mais próximo para providenciar o desbloqueio da sua senha.

14. Tenho dois cadastros no SefazNET. Um antigo e um novo. Qual devo usar para informar o código de acesso e de controle?
Utilize os códigos do cadastro mais recente e que esteja em funcionamento.

15. Quem já tem senha do SefazNET vai precisar de outra?
Sim. A senha do SefazNET só vale para o micro no qual o programa está instalado e para transmissão de arquivos.

16. O que é preciso para desbloquear a senha?
Você vai precisar ir ao Núcleo de Execução mais próximo com uma cópia da carteira de identidade, CPF e CRC, caso seja contador, e o Contrato de Prestação do Serviço assinado. Não precisa reconhecer firma e nem autenticar os documentos.

17. O desbloqueio é demorado?
Normalmente não. Pode ser feito na sua presença no balcão de atendimento do Núcleo de Execução.

18. Onde eu pego o contrato?
O contrato é impresso pelo próprio Ambiente Seguro, logo após você criar a sua senha.

19. O que tem neste contrato?
Contém o regulamento do Ambiente Seguro baseado na Instrução Normativa Nº 47/2001 de 10 de dezembro de 2001.

20. Quando é que eu vou usar a senha?
Quando você for acessar algum serviço colocado no nosso site cujas informações são restritas, que só podem ser mostradas para quem tem senha.

21. Se eu esquecer a senha?
Você mesmo pode criar uma nova senha sem precisar ir ao Núcleo de Execução. Basta responder ao questionário novamente.

22. Posso dar a minha senha para um colega?
Não é preciso e nem recomendável. Você pode criar uma senha para ele.

23. Posso criar outras senhas?
Sim. Quem está cadastrado pode criar até 5 senhas dependentes para pessoas de sua confiança. Esta pessoa não precisa ter vínculo com as empresas e nem precisa responder ao questionário. A escolha das pessoas e a utilização das senhas que você criar serão de sua inteira responsabilidade.

24. As senhas que eu criar terão os mesmos acessos?
Não. As senhas dos dependentes terão menos privilégios que a do usuário criador.

25. As senhas dos dependentes serão iguais a minha?
Não. Os dependentes podem escolher a própria senha.

26. As senhas dos dependentes precisam ser desbloqueadas?
Não.

27. Posso trocar a senha a qualquer momento?
Sim.

28. Preciso pagar pelo Serviço?
Não. Os serviços prestados pela Sefaz no seu site são gratuitos.

29. A Sefaz vai dar acesso à Internet?
Não. É preciso que você já tenha acesso, discado ou privativo, gratuito ou pago.

30. A Sefaz pode cancelar o meu acesso?
Sim, por motivo de força maior.

31. Se o contador cadastrado na Sefaz for um escritório de contabilidade, através do CNPJ?
A Sefaz vai considerar que os responsáveis técnicos destes escritórios poderão criar senhas informando os seus CPFs.

32. Tenho certeza de que estou informando os campos do questionário corretamente mas o sistema apresenta erro. O que pode estar errado?
Os campos que você preenche são comparados com o Cadastro Geral da Fazenda. Os que apresentam mais erros de digitação são: mês e ano do início das atividades na Sefaz; código do CRC do contador; código de acesso do SefazNET. Certifique-se que as informações estão corretas ou utilize uma outra empresa para responder ao questionário.




SEFAZ - Secretaria da Fazenda
R. Pessoa Anta, 274 - Centro, 60060-430 - Call Center 0800 7078585 - Ver localização no mapa

© 2008 - Governo do Estado do Ceará. Todos os direitos reservados.