Penúltima parcela do IPVA 2019 vence nesta quarta-feira (08/05)

7 de maio de 2019 - 17:17 # # # #

A quarta e penúltima parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019 vence nesta quarta-feira (08/05). O pagamento pode ser efetuado independente da quitação das três primeiras parcelas ou da existência de débitos anteriores.

Para imprimir o boleto, basta acessar o link e informar o chassi do veículo, ou a placa e o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). O pagamento pode ser feito, normalmente, nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú, nas casas lotéricas e na rede de farmácias Pague Menos. Quem preferir pode pagar o imposto por meio dos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Para chegar aos valores do IPVA, a Sefaz considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que traz os preços médios de mercado dos veículos, e consultou o Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).

Para os contribuintes que optaram pelo parcelamento do imposto, ainda resta uma parcela, que deve ser paga em 10 de junho. Dos 2.271.067 veículos tributados este ano, cerca de 1,6 milhão está com o IPVA em dia, o correspondente a 71,07%. A expectativa é que a arrecadação chegue a R$ 1 bilhão, sendo que 50% desse valor pertence ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos são licenciados.

Desde 2015, a Sefaz não envia cobranças do IPVA pelos Correios. Todos os boletos para pagamento encontram-se disponíveis aos contribuintes no site da Secretaria.

Primeiras parcelas

Os contribuintes que não quitaram as três primeiras parcelas do IPVA, que venceram nos dias 08 de fevereiro, 08 de março e 08 de abril, ainda podem efetuar o pagamento. É só acessar o link de emissão do DAE e imprimir o boleto do IPVA atualizado, com o acréscimo de juros e multa de 0,15% ao dia, até o limite de 15% sobre o valor do imposto.