Vitral da Sefaz será reinaugurado nesta quarta-feira (27)

25 de novembro de 2019 - 11:25 # # # #

Foto: Paulo Marcelo

Após cerca de dois meses de restauração, o vitral do prédio da sede principal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) será reinaugurado. O trabalho de restauro, fruto de uma parceria entre a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e a Sefaz-CE, teve início no dia 23 de agosto e foi realizado por alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamento da Secult gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

A reinauguração do painel será nesta quarta-feira (27/11), às 8h30, data em que o vitral completará 92 anos de existência. A solenidade contará com as presenças dos titulares da Secult e da Sefaz-CE, Fabiano Piúba e Fernanda Pacobahyba, respectivamente, além dos alunos da EAOTPS e servidores fazendários.

O processo de restauração foi dividido em quatro etapas. Na primeira, a equipe realizou a análise do estado de conservação da peça. Após isso, foi desenvolvido um mapa de danos. Já na terceira etapa, foram realizados procedimentos de higienização das peças e, posteriormente, foram executados os procedimentos metodológicos de recuperação ou substituição dos componentes do vitral. Todo o restauro foi acompanhado por uma equipe especializada, comandada pelo artista visual e restaurador Antônio Vieira.

Sobre o vitral

O vitral tem seis metros de altura e foi confeccionado pelo italiano Cesare Formenti e seu filho Gastão. Os dois artistas eram donos do Atelier Formenti, um renomado estúdio do início do século 20, localizado no Rio de Janeiro, responsável pela execução dos vitrais da Catedral Metropolitana de Vitória e do Palácio Tiradentes, sede do Legislativo fluminense. Essa é a segunda vez que o painel passa por restauração. Em 1997, na gestão do secretário da Fazenda Ednilton Soárez, o serviço foi realizado por uma empresa especializada, sob supervisão da Secult.

Serviço:

Reinauguração do vitral da Sefaz-CE

Data: 27 de novembro (quarta-feira)

Horário: 8h30

Local: sede I da Sefaz-CE (Av. Alberto Nepomuceno, 2, Centro – Fortaleza/CE)