Vitral histórico da Sefaz completa 92 anos e é reinaugurado

27 de novembro de 2019 - 15:59 # # # # #

Ascom Sefaz/Ascom Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Foto: Paulo Marcelo/EAOTPS

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) reinauguraram, nesta quarta-feira (27), o vitral localizado no hall de entrada da sede principal do órgão fazendário, após dois meses de restauração. O trabalho de recuperação da peça histórica foi realizado pelos alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), equipamento da Secult gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

A reinauguração se deu no dia em que o vitral completa 92 anos de existência. A solenidade contou com as presenças dos titulares da Secult e da Sefaz-CE, Fabiano Piúba e Fernanda Pacobahyba, respectivamente, que ressaltaram a importância da preservação do painel para a memória e cultura do Ceará.

A secretária Fernanda Pacobahyba disse que a obra representa a história do Estado. “Ele é um dos símbolos mais bonitos que nós temos. Ele é luz, é cor, é tudo que eu acredito que seja a nossa alma. Esta reinauguração é um momento sonhado, é um momento de agradecer a todos que tornaram isso possível”, comentou.

Para a gestora da Sefaz, a revitalização do vitral está conectada com as mudanças pelas quais a Fazenda passa. “A ideia foi trazer luzes novas aos valores que a gente quer semear. Revitalizar isso significa revitalizar a nossa importância numa sociedade que tem um elevado nível de desigualdade. É importante fundar as bases da Secretaria da Fazenda como a secretaria que oferta aos cearenses que têm mais dificuldade as políticas públicas que são necessárias”, enfatizou.

O secretário Fabiano Piúba falou sobre os benefícios que o trabalho de restauro do vitral proporcionou ao conjunto arquitetônico da Sefaz. “Buscou a preservação, a promoção e a difusão deste prédio. Isso aqui é uma escola de patrimônio cultural, uma escola de história. A gente entra nesse prédio e percebe um tempo que tem uma trajetória, a memória institucional da Sefaz. Quando esse vitral apresentou uma situação crítica e a secretária traz para ela essa responsabilidade, ela está fazendo política de patrimônio cultural”, afirmou.

Piúba defendeu o tombamento de outros edifícios históricos que abrigam unidades da Fazenda. “Precisamos verificar os prédios que ainda não foram tombados para fazermos a defesa do patrimônio em seu conjunto arquitetônico, em seu sítio histórico. Nesse sentido, secretária, não deixe a Sefaz sair daqui enquanto a senhora for secretária. A preservação deste prédio está sendo feita porque tem uma ocupação nobre. Enquanto a Sefaz estiver aqui, este prédio vai estar preservado, vai ganhar um destaque na história do Ceará”, disse.

O restaurador e professor da Escola de Artes e Ofícios, Antônio Vieira, falou do desafio de coordenar a restauração. “Para mim, foi um desafio, porque é uma técnica pouco difundida no Estado e é um trabalho árduo, um trabalho de quebra-cabeça. Como se trata de vidro, o manuseio exige cuidados específicos. Foi um desafio principalmente porque se trata de uma obra que é importante para a cidade. Esse vitral é uma evidência de um processo histórico que aconteceu no Estado. É muito importante trabalhar no sentido de preservação da nossa memória”, disse.

Para o aluno João Leite, a experiência de trabalhar com vitral foi enriquecedora. “Para mim, que sou historiador, trabalhar com uma obra que valoriza o patrimônio cultural do nosso estado é algo muito honroso. A sensação de entregar de volta à cidade o vitral da Sefaz é maravilhosa. Foi um trabalho muito difícil, feito com muito boa vontade. A Escola de Artes e Ofícios formou uma equipe muito boa, que fez com que a gente pudesse trabalhar melhor”, ressaltou.

Durante a solenidade, houve a apresentação do Coral da Sefaz, sob a regência da maestrina Aparecida Silvino. Ao som do violão de Eduardo Holanda, o grupo encantou o público com as músicas We Are The World (versão em português), de Michael Jackson, e Anunciação, de Alceu Valença.

Estiveram presentes os secretários executivos da Sefaz, Liana Machado, Sandra Machado e Fabrízio Gomes; os ex-secretários da Fazenda, José Maria Mendes, Frederico de Carvalho e Vladimir Spinelli; o professor e vice-presidente da Academia Cearense de Letras (ACL), Juarez Leitão; o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, secção Ceará (IAB-CE), Antônio Custódio dos Santos Neto; a diretora do Cineteatro São Luiz, Rachel Gadelha; a diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira; a coordenadora da EAOTPS, Marley Uchoa; o artista visual e restaurador, Antônio Vieira, além de alunos da Escola e servidores fazendários.

Restauração

O processo de restauração foi dividido em quatro etapas. Na primeira, a equipe realizou a análise do estado de conservação da peça. Após isso, foi desenvolvido um mapa de danos. Já na terceira etapa, foram realizados procedimentos de higienização das peças e, posteriormente, foram executados os procedimentos metodológicos de recuperação ou substituição dos componentes do vitral. Todo o restauro foi acompanhado por uma equipe especializada, comandada pelo restaurador Antônio Vieira.

Sobre o vitral

O vitral tem seis metros de altura e foi confeccionado pelo italiano Cesare Formenti e seu filho Gastão. Os dois artistas eram donos do Atelier Formenti, um renomado estúdio do início do século 20, localizado no Rio de Janeiro, responsável pela execução dos vitrais da Catedral Metropolitana de Vitória e do Palácio Tiradentes, sede do Legislativo fluminense. Essa é a segunda vez que o painel passa por restauração. Em 1997, na gestão do secretário da Fazenda Ednilton Soárez, o serviço foi realizado por uma empresa especializada, sob supervisão da Secult.

.