Nova Comissão de Ética toma posse para o mandato 2020-2022

28 de fevereiro de 2020 - 09:35 # #

A titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, deu posse, nesta quinta-feira (27/02), em solenidade no Comitê Executivo, aos novos integrantes da Comissão Setorial de Ética Pública (Csep) para o mandato 2020-2022. Prestigiaram o momento os secretários executivos Liana Machado e Fabrízio Gomes, além de vários servidores fazendários.

A secretária agradeceu o empenho e a dedicação do colegiado anterior e destacou os avanços alcançados pela Csep nos últimos dois anos. “Hoje, encerra-se um ciclo bastante exitoso, em que houve uma mudança no comportamento da nossa Comissão de Ética no sentido de mais participação, de se fazer mais ouvir, de usar a rede de comunicação pra conseguir chegar nos nossos colegas. É muito importante que a gente enxergue o nosso papel de servidor público, que reflita sobre a finalidade de estarmos aqui”, afirmou.

A nova Comissão é formada pelos servidores Lúcio Flávio Alves – presidente; Antônio Arildo Cordeiro – secretário executivo; Frederico Bruno Moreno e Imaculada Vidal – membros titulares. Os dois últimos faziam parte da composição anterior e foram reconduzidos. As auditoras Daniela Gouveia, Edilene de Alexandria e Márcia Dantas ficarão na suplência. O grupo assume as cadeiras deixadas por Otoni Moura, Célia Soares, Auler Gomes, Sandra de Oliveira e Sáris Pinto.

O servidor Otoni Moura, que exerceu a presidência da Comissão entre 2018 e 2020, falou sobre a evolução histórica do colegiado. “Tudo começou como um conselho, que tinha mais uma função de revisar os atos da Corregedoria. Em seguida, a Comissão passou a trabalhar com questões mais repressivas, através dos processos de apuração de falta de ética. Depois, evoluiu no sentido de atuar de forma preventiva, visitando as unidades da Sefaz. Passou também a normatizar determinadas situações, a dar consultoria e a trabalhar mais a comunicação”, ressaltou. Ele desejou boa sorte aos colegas que assumiram a condução da Csep e disse que a consolidação do Código de Ética, hoje com três portarias, é um grande desafio.

A Comissão Setorial de Ética Pública tem como missão garantir, por meio de ações de orientação, apreciação de condutas, práticas preventivas e educativas, os valores éticos e morais da instituição, primando pela justiça e transparência.