Os 22 anos do Programa de Educação Fiscal foram destaque no 13º Engaja Cidadão

21 de agosto de 2020 - 16:03 #

O Circuito de Lives Engaja Cidadão promoveu, na última quarta-feira (22/08), um bate-papo entre os fazendários Imaculada Vidal e Alexandre Cialdini sobre os 22 anos do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE). O encontro foi transmitido ao vivo nos canais da Sefaz no Instagram (sefazceara) e YouTube (Sefaz Ceará).

Durante o diálogo, os servidores destacaram os desafios e os aprendizados do programa, que teve início no dia 14 de agosto de 1998, com a primeira teleaula de Educação Tributária. Relembraram também a experiência pioneira “Cidadão desde pequeno”, implementada em 1996, no município de Horizonte.

Alexandre Cialdini contou como começou o trabalho de despertar o exercício da cidadania em estudantes. “No processo de construção da política pública, precisamos do envolvimento das pessoas. Naquela época, esse programa teve um impacto muito significativo. Nós conseguimos adentrar em mais de 120 escolas. Houve um processo de integração, que se faz hoje também: escola, professor e aluno. Em seguida, ele passou a ser uma política pública estruturada e organizada e que tem essa longevidade, que a cada ano passa pelo processo de aperfeiçoamento”, ressaltou.

Ao longo da trajetória do Programa de Educação Fiscal, foram realizadas diversas atividades tendo como foco a participação e o controle social. Entre elas estão a formação de professores, na modalidade de ensino presencial e a distância; a promoção de palestras para estudantes do ensino fundamental ao universitário; o estímulo à pesquisa acadêmica; além da elaboração de livros e cartilhas infantis sobre tributação e cidadania.

A gestora atual do PEF, Imaculada Vidal, disse que a educação, com foco na cidadania, estimula o poder da sociedade “A educação fiscal é uma trajetória muito bonita. Um trabalho de que incentiva as crianças, os adolescentes e os adultos a compreenderem não só a importância de cumprirem com suas obrigações tributárias, mas também a de acompanharem a aplicação e gestão dos recursos públicos, minimizando, dessa forma, o conflito da relação existente entre o cidadão, o contribuinte e o Estado”, afirmou.

Imaculada Vidal destacou também o novo programa Sua Nota Tem Valor, lançado em julho deste ano, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de pedir a nota fiscal na hora de fazer uma compra. “É uma iniciativa que também pretende estimular a cidadania fiscal, a solidariedade e a inclusão social”, comentou..

Circuito de Lives Engaja Cidadão

Esse foi a 13ª Live Engaja Cidadão, projeto criado pelo Programa de Educação Fiscal do Ceará para debater temas como função social do tributo, educação para a cidadania, papel do servidor cidadão, protagonismo político, políticas públicas em época de pandemia, entre outros. As lives são transmitidas, semanalmente, nos canais oficiais da Sefaz no Instagram e YouTube. Os vídeos são gravados e ficam à disposição dos usuários dessas redes sociais.

Acompanhe a live na íntegra pelo link: https://youtu.be/JbHMY0qRCP4