Sefaz realiza capacitação dos monitores do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

25 de agosto de 2020 - 19:52 #

Mais de 60 estudantes e professores da área de contabilidade participaram, na manhã desta terça-feira (25/08), da primeira capacitação de monitores do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) online. O curso, realizado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz – CE), por meio do Programa de Educação Fiscal (PEF-CE), será realizado até a próxima sexta-feira (28/08), pela plataforma Zoom.

Durante a abertura da qualificação, a coordenadora da Assessoria de Relações Institucionais (Arins) da Sefaz, Germana Belchior, agradeceu a presença de todos os participantes, falou sobre a importância da educação fiscal e destacou o êxito do programa de treinamento integrado NAF. “Esse ano, o Programa de Educação Fiscal completa 22 anos de muitos desafios, mas principalmente conquistas, como as parcerias que possibilitam a criação dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal”, ressaltou.

O primeiro dia do evento contou com as palestras do servidor fazendário Márcio Amorim, que abordou a história da Sefaz; e do coordenador de Controle Interno e Ouvidor da Secretaria, Marcos Saraiva, que apresentou a estrutura organizacional do Fisco cearense.

Amorim mostrou a trajetória da instituição desde 1836, ano em que foi criada. Ele também exibiu o vídeo “A história do tributo”, com informações sobre a origem e a evolução dos tributos, partindo da antiguidade até a era moderna. “É importante conhecer a história dos tributos do Ceará como um exercício da cidadania. Ela faz parte da nossa existência. É preciso conscientizar o cidadão sobre a importância social desses tributos”, destacou o servidor. O fazendário lembrou ainda que a Sefaz completa 184 anos no próximo mês.

Já o palestrante Marcos Saraiva iniciou a apresentação realçando a missão da Sefaz, que visa “melhorar a vida das pessoas arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade”. Ele também falou sobre os valores da organização e o direcionamento estratégico de focar na simplificação tributária e na melhoria do ambiente de negócios. “Outro aspecto importante é a tradição do Ceará em excelência na gestão fiscal, atendendo aos parâmetros legais e ainda se destacando no cenário nacional como estado que mais investe em termos percentuais de sua Receita Corrente Líquida”, observou.

A gestora do PEF-CE, Imaculada Vidal, explicou que o evento é voltado aos alunos que desenvolvem atividades no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. “Este é um momento muito importante, no qual estamos nos reinventando e oferecendo a primeira capacitação em caráter virtual. Nesse módulo, os alunos conhecem os aspectos tributários e também a história e o funcionamento Sefaz”, disse. Ela reforçou ainda que é importante entender que promover a educação fiscal não é só ir para sala de aula, mas colocar a cidadania em prática no dia a dia e prestando um bom atendimento ao contribuinte, com transparência.

Participantes

O professor Ricardo Aladim Monteiro foi um dos participantes da capacitação. Para ele, o curso é de extrema importância para todos que fazem parte do NAF. “Além de proporcionar a interação entre várias instituições de ensino, o conteúdo apresentado nos levou a um passeio pela história dos tributos, da Sefaz e da educação fiscal no Ceará. Assim, trazendo subsídios e embasamento teórico e prático para que o NAF possa continuar sendo multiplicador da educação fiscal para toda a sociedade”, declarou.

A aluna de Ciências Contábeis, da Universidade Federal do Cariri, Geysa Pinheiro, comentou que a  capacitação contribuirá para o bom atendimento ao cidadão. “Foi muito interessante saber sobre os tributos desde os primórdios. Isso com certeza me ajudará a orientar as pessoas nos atendimentos do NAF, já que isso gera muitas dúvidas na sociedade”, disse.

NAF

O NAF é resultado de uma parceria entre as universidades, a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz) e a Secretaria de Finanças municipais. Entre os objetivos estão qualificar futuros profissionais da área da contabilidade e prestar orientação e serviços fiscais aos contribuintes, em um trabalho de educação fiscal.

Programa de Educação Fiscal

A Secretaria da Fazenda desenvolve, desde 1998, o Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), com o objetivo de promover o exercício da cidadania, por meio da conscientização sobre a função socioeconômica dos tributos.

Diversas atividades, com foco na participação e no controle social, vêm sendo realizadas ao longo dessa trajetória. Entre elas estão a formação de professores, na modalidade de ensino presencial e a distância; a promoção de palestras para estudantes do ensino fundamental ao universitário; o estímulo à pesquisa acadêmica; além da elaboração de livros e cartilhas infantis sobre tributação e cidadania.