12º Conecte-se destaca dados do Ranking de Competitividade dos Estados 2020

24 de setembro de 2020 - 19:00

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), promoveu, nessa quarta-feira (23/09), a 12ª edição do Conecte-se Online, com o tema “Como a competitividade pode alavancar políticas públicas mais efetivas?”. O evento fez parte da programação do Mês do Fazendário 2020. O debate foi transmitido pelo canal Sefaz Ceará no YouTube.

O webinar teve como palestrantes o diretor executivo do Centro de Liderança Pública (CLP), Tadeu Barros, e o head (líder) de competitividade do CLP, José Henrique Nascimento. A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, e a secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela, participaram também como debatedoras.

A secretária da Fazenda abriu o debate agradecendo a presença dos participantes e destacando que, por meio do projeto Conecte-se Online, estão sendo realizados diversos debates importantes, de forma acessível a todos os fazendários e cidadãos. Ela ressaltou ainda a relevância do tema desta edição que traz o Ranking de Competitividade dos Estados 2020, divulgado pelo Centro de Liderança Política, apontando o Ceará como o estado mais competitivo do Norte e Nordeste.

“O Estado do Ceará se consagrou como exitoso em quesitos importantes como solidez fiscal, sustentabilidade fiscal e gestão financeira, orçamentária, patrimonial e fiscal do Estado. Para nós, é motivo de glória ter ficado em primeiro lugar do Nordeste em solidez fiscal. Também destacamos os excelentes índices relacionados à educação”, comemorou a secretária.

Tadeu Barros apresentou o trabalho do CLP e o Ranking de Competitividade dos Estados 2020. “Acreditamos na competitividade como um foco para potencializar políticas públicas e trazer um ambiente propício para investimentos nos estados e municípios”, disse.

Ele explicou ainda que o Ranking de Competitividade tem 73 indicadores, divididos em dez pilares: Solidez Fiscal, Educação, Inovação, Segurança Pública, Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Capital Humano, Potencial de Mercado, Sustentabilidade Ambiental e Eficiência da Máquina Pública.

Já José Henrique Nascimento destacou o desempenho do Ceará. “É o único Estado do Nordeste no top dez nacional. E ocupa o primeiro colocado na região Nordeste. Isso é resultado do sucesso dentro dos pilares de Solidez Fiscal e de Educação”, considerou.

Nascimento observou ainda que o Estado está nas seis primeiras colocações em dez indicadores. Primeiro lugar em Avaliação da Educação e em Taxa de Investimentos; terceiro lugar em Índice de Transparência; quarta colocação em Taxa de Frequência Líquida do Ensino Fundamental e Segurança Patrimonial; quinto lugar no Índice de Oportunidade da Educação Brasileira, Custo da Energia Elétrica e Gasto com Pessoal; e sexta colocação em Backhaul de Fibra Ótica.

A secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela, ressaltou a alegria de ver o Ceará como destaque no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. Conforme o indicador, 21 municípios e 79 escolas cearenses estão entre os 100 mais bem avaliados nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Na etapa final (6º ao 9º ano), 21 municípios e 73 escolas estão no ranking dos 100 melhores resultados do país. Os números, segundo ela, consolidam a posição do Ceará como referência nacional de educação pública de qualidade.

“É um grande orgulho para todos nós. O nosso trabalho não é para estar apenas em primeiro e segundo lugar, mas é de fato cumprir com a nossa missão com uma visão estratégica e como um legado que precisamos deixar. Para nós, a educação é uma prioridade e uma continuidade. Por isso, nós comemoramos, mas continuamos o trabalho, pois ainda não é confortável, ainda estamos no caminho”, observou.

Conecte-se

O projeto Conecte-se é uma iniciativa voltada para o engajamento dos servidores e colaboradores durante a pandemia do novo coronavírus.
O vídeo do debate está disponível no canal da Sefaz Ceará no YouTube, por meio do link: https://youtu.be/tIp1BzX7laE