Conecte-se realiza debate com vice-prefeito de Fortaleza sobre planejamento municipal

16 de abril de 2021 - 11:44 #

Raquel Mourão - Texto

Em comemoração ao aniversário de 295 anos de Fortaleza, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu, nessa quinta-feira (15/4), a 17ª edição do projeto Conecte-se Online, com o tema “A economia da cidade e as desigualdades socioespaciais”. Para falar sobre o assunto, foi convidado o vice-prefeito da Capital e superintendente do Instituto de Planejamento (Iplanfor), Élcio Batista. A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, conduziu o bate-papo virtual, que reuniu cerca de 110 participantes e foi transmitido no canal do Youtube da Secretaria.

O vice-prefeito ressaltou a importância do planejamento para reduzir desigualdades e falou sobre o Plano Fortaleza 2040 e o Ceará 2050, plataformas de desenvolvimento estratégicos implementadas, respectivamente, pelo Município, por meio do Iplanfor, e pelo Estado. “O Ceará 2050 é nossa visão de longo prazo, que vai mostrar quais os projetos, qual o plano operacional que vai nos levar a 2050. Fortaleza tem o 2040, que também é a visão de longo prazo para a cidade e tem junto um planejamento estratégico, de como a gente vai alcançar, em 2040, a grande ambição que é reduzir as desigualdades socioespaciais e econômicas que a gente tem na cidade.”

Para Batista, essa diminuição das desigualdades passa pelo investimento em inovação, ciência e tecnologia. “Estamos no meio de uma revolução tecnológica, econômica e na educação. A gente tem que escolher. A gente quer ser vanguarda ou quer ser atraso? A gente quer liderar ou ser liderado? Esse é um debate que precisa ser feito para o País. No caso do Ceará, felizmente, estamos fazendo uma escolha por ser vanguarda, por ser líder, mas isso vai significar que a gente priorize mais a educação, a inovação, a tecnologia, o crescimento baseado na sustentabilidade.”

Segundo ele, é preciso criar uma nova economia para a cidade, com o objetivo de gerar mais emprego e renda. ”Parte desse processo está relacionado com a economia de serviços e existem alguns setores que são prioritários: construção civil, turismo, economia do mar, indústria de moda, confecção. É um potencial muito grande. De um modo geral, Fortaleza tem vocação para duas áreas: a economia criativa, que envolve uma quantidade muito grande de serviços e negócios, e a questão da tecnologia da informação e comunicação, o setor de TIC. Acho que a gente pode ser vanguarda e liderar.”

O superintendente do Iplanfor disse ainda que a pandemia de Covid-19 vai agravar a desigualdade educacional, social, econômica e tecnológica. “Internet de alta velocidade tem que ser dada para todo mundo, para participar da nova economia. Aqui a gente tá falando de empreendedorismo, mas, quando vou olhar, o debate da cidade tem se resumido, dada a nossa situação de informalidade, pobreza, baixa educação e baixa qualificação, a pequenos comércios alimentares, pequenas confecções. Tudo isso é importante, mas, para o futuro, eu tenho que estar pensando no empreendedorismo tecnológico.”

O gestor afirmou ainda que vai trabalhar incansavelmente para garantir qualificação profissional para os jovens fortalezenses poderem se inserir no mercado da tecnologia. ”Essa cidade precisa se preparar para isso e não vai conseguir fazer isso sem investimento em capital humano e a gente não vai ter capital humano se não tiver escola em tempo integral, rede profissionalizante, que o Estado já tem mas precisa expandir, e focar nesses mercados, nessa novas economias, e uma rede de universidades públicas e privadas capazes de formar a maior partes dos jovens de 18 a 24 anos.”

Conecte-se Online

O projeto Conecte-se Online é uma iniciativa da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep) da Secretaria da Fazenda para fortalecer o engajamento dos servidores e colaboradores fazendários durante a pandemia do coronavírus.