Sefaz alerta sobre golpe via SMS envolvendo premiação do programa Sua Nota Tem Valor

4 de junho de 2021 - 17:26 #

Raquel Mourão- Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) alerta sobre mensagens de texto falsas que vêm sendo enviadas via SMS fazendo referência ao programa Sua Nota Tem Valor. As denúncias já foram encaminhadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), para investigação que deverá ser conduzida pela Polícia Civil do Estado do Ceará. A Sefaz também orienta aos contribuintes que foram alvo desse golpe que não retornem a ligação e procurem a delegacia mais próxima de casa para fazer um boletim de ocorrência ou registrem o BO pela Delegacia Eletrônica pelo link.

De acordo com denúncias encaminhadas ao órgão, o golpe funciona assim: o consumidor recebe um aviso informando que foi contemplado com prêmio de R$ 10 mil na “nota fiscal cearense” e que precisa entrar em contato com a Sefaz por meio de determinado número de telefone. Ao ligar, a vítima é induzida a fazer um depósito na conta do criminoso, como condição para receber a quantia em dinheiro. Os golpistas também aproveitam para clonar o celular.

A gestora do Sua Nota Tem Valor, Jonilma Maia, pede para as pessoas ficarem atentas a esse tipo de prática criminosa e reforça que a Secretaria não envia SMS para comunicar o resultado dos sorteios aos ganhadores. “Esses golpes têm acontecido no Brasil inteiro. É preciso ter muito cuidado. Após o sorteio, a Sefaz entra em contato com o sorteado por meio do aplicativo do programa, enviando uma notificação. Depois, a gente liga informando o prêmio e solicita que o ganhador confira seu nome nos canais oficiais do programa”, esclarece.

Jonilma Maia ressalta que o programa também não pede dados pessoais dos participantes. “Em momento algum solicitamos dados de identificação, depósito de dinheiro em conta ou enviamos código de verificação. Pedimos que o participante mantenha sempre o cadastro atualizado”, diz, acrescentando que a lista de ganhadores pode ser consultada no site do programa (www.suanotatemvalor.sefaz.ce.gov.br) e no perfil do Instagram (@suanotatemvalor).

Para mais informações, os consumidores podem entrar em contato com o Plantão Fiscal, no telefone (85) 3108-2200, ou enviar email para o suanotatemvalor.