Sefaz apresenta programa de Educação Fiscal e Sua Nota Tem Valor para professores do Senac

20 de setembro de 2021 - 17:28 #

Natália Coutinho - Texto

Os professores e alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) conheceram, na última sexta-feira (17/09), os programas de Educação Fiscal e Sua Nota Tem Valor. O encontro virtual faz parte de uma parceria entre a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio).

Na oportunidade, a supervisora do Núcleo de Cidadania Fiscal da Sefaz, Clarissa Barroso, destacou sobre a importância de uma educação fiscal com o objetivo de promover o exercício da cidadania, por meio da conscientização sobre a função socioeconômica dos tributos.

“Desde 1998, o Programa Estadual em Educação Fiscal (PEF) fomenta o controle e a participação social. Entre as atividades já promovida estão a formação de professores; palestras para estudantes de ensino fundamental, médio e universitário; estímulo à pesquisa científica e acadêmica nos temas de interesse como tributação e cidadania; elaboração de material didático que facilite a compreensão da sociedade, tornando os tributos um assunto de mais fácil compreensão; e eventos onlines, como Engaja Cidadão e Sefaz Dialoga”, declarou.

Sua Nota Tem Valor

A supervisora do Núcleo de Incentivo à Emissão de Documentos Fiscais (Nudoc), Jonilma Maia, explicou sobre o Sua Nota Tem Valor. “O programa visa conscientizar a sociedade a solicitar a nota fiscal no momento da compra, exercendo a cidadania fiscal. Além de estimular a solidariedade e inclusão social; coibir a concorrência desleal; combater a sonegação fiscal; e incrementar a arrecadação”.

Jonilma Maia informou que o programa contabiliza quase R$ 6,5 milhões em premiações dos sorteios e rateios para 123 pessoas participantes e 273 instituições sem fins lucrativos. O programa conta hoje com mais de 140 mil participantes e 379 instituições cadastrada, que atuam nas áreas de assistência social, esportes, saúde, educação, cultura, apoio aos animais e religiosas.

Conhecimento

Queite Melo, supervisora do Senac, acredita que a educação fiscal ajuda a compreender sobre o papel do cidadão. “Assim nós passamos a entender e fiscalizar para onde vão os nossos impostos. O conhecimento gera poder. Trazer essa compreensão para os jovens e professores é dar oportunidade de ampliar essa informação. Então, nós só agradecemos por esse momento. E, com certeza, esses ensinamentos serão propagados para outras pessoas”, ressaltou.