Conecte-se Online promove webinário sobre importância do autocuidado

15 de outubro de 2021 - 08:45 #

Natália Coutinho - Texto

No mês dedicado ao alerta sobre a prevenção do câncer de mama, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu, nessa quinta-feira (14/10), evento virtual com o tema: “Autocuidado: um caminho para a inteireza”. A 25ª edição do Conecte-se Online, desenvolvido pela Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), foi transmitida ao vivo pelo canal Sefaz Ceará no Youtube e está disponível pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=LrQTNkxdlGM

O webinário contou com as palestras da psicóloga Luiza Helena de Paula e da médica Jussara de Freitas. O debate foi mediado pela psicóloga e servidora fazendária, Cláudia de Meneses, que abriu o encontro destacando a importância do tema. “Estamos nessa rede de conhecimento para trabalhar esse ser humano integral na sua plenitude e multiplicidade de menções, que é biopsicossocial, espiritual e cósmico”, declarou Cláudia Meneses.

A psicóloga Luiza Helena iniciou a palestra fazendo uma reflexão sobre a necessidade do autocuidado. “Estamos vivendo um momento que nos chama muito atenção para o cuidado pessoal e coletivo. As teorias psicológicas humanistas propõem que a pessoa humana percorre um caminho de autodescoberta, individuação e evolução do ser em toda a existência. Para que a gente alcance essa busca de sermos seres inteiros e integrados, é necessário fazer esse trajeto pelas múltiplas dimensões da nossa existência e essência”, afirmou.

Ela explicou ainda que as dimensões da existência e essência se desenvolvem em sete extensões, sendo elas: somática (corpo, vestimenta, ambiente e nutrição); mental (pensamentos, leituras e planos); emocional; noética (sentido da vida e valores); ecológica; e espiritual. “É preciso cuidar de si: corpo, mente, alimentação, palavras, pensamentos, intenções, atitudes, relações e ambiente. Esses cuidados são as condições para cumprir a missão de ser inteiro e intregal”, disse a especialista.

“Para conseguirmos sucesso, realizações, qualidade de vida e felicidade, precisamos aprender a unir e a harmonizar a razão com a emoção e a espiritualidade”, completou a psicóloga.

Saúde dos fazendários

Jussara de Freitas, médica e gestora do programa de monitoramento e prevenção de saúde da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários (Cafaz), ressaltou que o cuidado global do ser humano envolve o corpo e a mente. Na ocasião, ela apresentou as campanhas desenvolvidas pelo plano de assistência médica.

“Temos como missão garantir serviços em saúde, de forma humanizada, tendo a vida como valor maior. Para isso, nós trabalhamos a saúde com o foco, principalmente, na prevenção e atenção primária. Nada mais gratificante para o médico do que ver que o doente não chegou a adoecer ou a doença ainda está no estágio inicial”, afirmou a médica.

Jussara de Freitas aproveitou para enfatizar a importância da atenção primária e da prevenção de doenças. “Só assim podemos fazer existir essa saúde inteira”, complementou.

Conecte-se

O projeto Conecte-se é uma iniciativa voltada para o engajamento dos servidores e colaboradores da Sefaz.