Planejamento estratégico do PEF-CE é tema de oficina conduzida pelo Íris

3 de dezembro de 2021 - 15:01 #

Na manhã desta sexta-feira (03/12), gestores e colaboradores dos órgãos estaduais que fazem parte do Grupo de Trabalho de Educação Fiscal do Estado do Ceará (GEF Ceará) se reuniram para participar de uma oficina de planejamento do Programa de Educação Fiscal (PEF-CE) para 2022. O encontro foi conduzido pelo Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará,

A titular do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif) da Sefaz, Clarissa Barroso, ressaltou a relevância desta troca entre diferentes órgãos para uma construção conjunta. “Esse encontro tem o objetivo de criar um plano anual de educação fiscal. Essa união entre os órgãos é muito importante para que os projetos possam ser realizados.”

A coordenadora de Relações Institucionais (Corins) da Sefaz, Germana Belchior, destacou a importância da educação fiscal e o papel dela na construção da cidadania. “O Programa de Educação Fiscal completou 23 anos e ele tem como objetivo proporcionar conhecimento para as pessoas saberem o porquê de pagarem impostos e como eles são aplicados.”

Mentoria para Inovação

A gestora de projetos do Íris, Renata Duarte, responsável pela mediação da oficina, comenta que a atividade foi pensada visando auxiliar os órgãos cearenses a usarem ferramentas de inovação na realização de suas atividades.

“O Programa de Mentoria para Inovação, do Íris, busca expandir a cultura de inovação no Estado. Os órgãos procuram a gente, apresentam um problema ou algo que queiram trabalhar e nós do Íris buscamos as metodologias para compor uma solução, de acordo com a solicitação do órgão”, acrescenta Renata Duarte.

Uma das participantes do encontro foi a técnica da Célula de Desenvolvimento da Educação em Tempo Integral (Cedti), da Coordenadoria de Educação em Tempo Integral (Coeti) da Seduc, Nahir Batista.

Ela fala que o momento é importante, pois a educação fiscal faz parte das disciplinas eletivas do currículo das escolas em tempo integral. “A educação fiscal é um tema transversal, que agrega os dois perfis de estudante, tanto aqueles que escolhem as disciplinas eletivas que têm foco no mercado de trabalho, como aqueles que selecionam as matérias mais voltadas para o ensino superior.”

Plano Estratégico para 2022

Como resultado do encontro, que contou com a participação de cerca de 25 pessoas, foram construídas propostas de projetos para serem desenvolvidos em grupos de trabalho formados pelas parceiros da Sefaz no Grupo de Educação Fiscal Intersetorial: Secretaria de Planejamento (Seplag), Secretaria das Cidades (Scidades), Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece), Controladoria Geral do Estado (CGE).

As ideias elencadas pelos participantes foram divididas em segmentos com ações de educação fiscal para formação de servidores públicos; educação básica e superior; terceiro setor; formação de parcerias; cidadania, transparência e controle social. Entre os próximos passos, as áreas líderes dos projetos avaliarão os encaminhamentos necessários para a execução dos projetos priorizados.