Valores organizacionais são destaque no 5° Encontro de Gestores da Sefaz

5 de abril de 2022 - 08:06 # # # # #

Raquel Mourão-Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), promoveu, nessa segunda-feira (4/4), no auditório do órgão, a 5° edição do Encontro de Gestores.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, abriu o evento com a palestra “Os valores de ser fazendário: o que estamos construindo – parte 2”. Ela disse que o evento estava sendo realizado em um período simbólico, no qual, pela primeira vez na história do Ceará, uma mulher assume o Governo do Estado. “É uma ascensão vitoriosa para todas nós. A gente se sente representada. É um momento de muita alegria”, disse em referência à posse de Izolda Cela.

A gestora destacou que todos os servidores e colaboradores precisam internalizar a missão da Sefaz, de “melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo os recursos financeiros da sociedade”. Ela falou também sobre a necessidade de os gestores disseminarem os cinco valores organizacionais (comprometimento, confiança, ética, integridade e transparência) entre as equipes. “A liderança precisa sentar mais e conversar, se fazer presente, pois é a forma de comunicação mais genuína.”

Fernanda Pacobahyba apresentou ainda os conceitos abordados pelo escritor Frederic Laloux na obra “Reinventando as organizações – um guia para criar organizações inspiradas no próximo estágio da consciência humana”.

Na sequência, a consultora na área de desenvolvimento de liderança, Eliane Maciel, ministrou palestra com o tema “Como promover diálogos e desenvolvimento com equipes intergeracionais”. A exposição da especialista ocorreu no momento em que a Secretaria recebe 79 novos servidores.

“Nosso desafio é comprometer essas pessoas, é fazer com que elas estejam junto a nós nessa tarefa de construção dessa Sefaz do século XXI, que já tem 20 anos passados. Dialoguem, mobilizem, ouçam mais, falem sobre o propósito, sobre os valores em primeiro lugar. Favoreçam os diálogos intergeracionais, porque as organizações mais bem-sucedidas são inclusivas”, ressaltou a especialista.

Para acessar a palestra de Eliane Maciel na íntegra, clique aqui

Avaliação da Estratégia

Em seguida, o titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da Fazenda, Auler Gomes, fez uma avaliação do desempenho dos objetivos, metas e projetos estratégicos da Secretaria em 2021. Em tom de comemoração, ele informou que a instituição recebeu a nota 8,6 referente à execução da estratégia em 2021. Em 2020, a instituição atingiu a nota 7,7. Clique aqui para ver os slides da exposição.

Os secretários executivos Fabrízio Gomes (Tesouro Estadual e Metas Fiscais), Liana Machado (Receita) e Sandra Machado (Planejamento e Gestão Interna) da Sefaz apresentaram o andamento dos projetos nas pastas que coordenam, destacando os indicadores e a importância do engajamento das áreas para o atingimento de metas. Confira aqui as apresentações.

A secretária Liana Machado ressaltou a importância de realizar o Encontro de Gestores. “É um momento da gente avaliar as metas, os projetos estratégicos e ver como podemos avançar nessa meta final de governo, para entregar uma Sefaz cada vez mais dinâmica, com esse ar novo que a secretária Fernanda (Pacobahyba) traz.”

Para Sandra Machado, o evento contribuiu para o alinhamento das estratégias entre as equipes. “É essencial para que a gente possa manter o engajamento necessário para cumprir as nossas metas e os nossos objetivos.”

Já o secretário Fabrízio Gomes definiu o encontro como uma oportunidade para a troca de experiências. “É um processo de compartilhamento, de informação e de alinhamento para que as estratégias sejam seguidas da melhor forma possível.”

Por fim, os secretários executivos bateram um papo com os gestores, ocasião em que esclareceram dúvidas sobre a atividade fazendária.

O evento contou ainda com a apresentação musical de Mário Walraven, funcionário da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz). Houve também um momento reservado para a prática de ginástica laboral, que foi comandado pela educadora física da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), Liliane Dias.

O Encontro de Gestores foi uma realização da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento, Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Célula de Desenvolvimento de Pessoas e Núcleo de Eventos da Secretaria da Fazenda.