Sefaz realiza 1° Encontro da Rede de Parceiros da Educação Fiscal

27 de maio de 2022 - 12:21 #

Agda Sophia (estagiária sob supervisão da jornalista Imaculada Vidal) - Texto
Valmir Júnior e Rayane Patrinne - Fotos

Dando continuidade à Semana Estadual da Educação Fiscal: Conectar para inovar, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do Programa de Educação Fiscal do Estado do Ceará (PEF-CE), promoveu o 1° Encontro da Rede de Parceiros da Educação Fiscal na manhã desta quinta-feira (26). O evento, realizado no auditório do órgão, também foi transmitido pelo canal da Sefaz-CE no YouTube (clique aqui para assistir).

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Sandra Machado, saudou os presentes e comentou sobre a relação entre Educação Fiscal e cidadania. “Nós sabemos que educar não é um processo fácil. E os estudiosos dizem que o ciclo para fazer transformação é de 20 anos. Então a nossa Educação Fiscal tem mais de 20 anos. É um trabalho de muitos. Todos nós somos Educação Fiscal, porque acreditamos na transformação desse mundo sim.”

Também participaram do momento os representantes das entidades fazendárias: a presidente da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), Elenilda dos Santos; o presidente da União dos Funcionários Fazendários do Estado do Ceará (Uffec), Antônio Rubens Teixeira; a presidente da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários (Cafaz) Saúde e Corretora, Maria Ivany Gomes Araújo; o diretor de Organização do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Carlos Brasil Gouveia; o diretor Geral da Fundação Sintaf, Liduíno Lopes de Brito; e a diretora de Comunicação e Relações Institucionais da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e dos Fiscais do Tesouro Estadual do Estado do Ceará (Auditece), Isabel Pires. Os representantes receberam exemplares do livro “Sefaz: Tributo à História- 2° edição”, publicado por ocasião das comemorações dos 185 anos da Sefaz, em 2021.

Exposição Virtual

Em seguida, os participantes e as instrutoras do curso de fotografia “PhotoPia: Pelas Lentes da Cidadania”, realizado no Centro de Memória da Fazenda, receberam o certificado de participação da formação. As imagens produzidas pelos alunos compõem a exposição virtual “Pelas Lentes da Cidadania”, lançada no site do equipamento cultural na última segunda-feira (23). (clique aqui para conferir).

O curso, realizado entres os meses de abril e maio de 2022, foi uma parceria com a Aafec, por meio do seu projeto Mente Viva, sob a coordenação da fotógrafa Luciana Portela Pimentel, e da Cafaz Saúde e Cafaz Corretora, contando com o apoio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep) da Sefaz-CE.

Inovação e Educação Fiscal

Logo após, a coordenadora do Núcleo de Experiência do Usuário e Linguagem do Irís | Laboratório de Inovação e Dados do Ceará, Isabel Ferreira Lima, conduziu uma palestra sobre “Como inovar na Educação Fiscal por meio da Experiência do Usuário?”. “A inovação no setor público precisa ser três coisas: ser novidade, no sentido de que deve trazer uma nova abordagem no contexto no qual é inserida; não apenas ser idealizada, mas implementada, pois precisa, de fato, acontecer; e uma vez que ela é implementada, ela vai gerar impacto, e é exatamente esse impacto que entrega o valor público, trazendo para os serviços e políticas públicas mais eficiência e efetividade.”

“Na missão da Sefaz está escrito ‘melhorar a vida das pessoas’ e isso é pura experiência do usuário, do cidadão usuário. Pensar em formas de melhorar esse relacionamento e de entender esse usuário para que eu possa melhorar e impactar positivamente a vida dessas pessoas. Quando falamos de Educação Fiscal, a gente espera que o cidadão entenda o que são os tributos e como são aplicados; mas nós precisamos pensar: como eu comunico isso? Que linguagem utilizo para fazer essa comunicação?”, complementou Isabel Ferreira Lima.

Parceiros da Educação Fiscal

Finalizando o encontro, parceiros da Educação Fiscal compartilharam as experiências com relação ao tema. Fernando Pimentel, Célula de Execução da Administração Tributária (Cexat) de Juazeiro do Norte, e Maria das Dores, da Cexat de Sobral, falaram sobre suas ações para desenvolvimento da cidadania fiscal e sua importância para mudar vidas e conscientizar a sociedade sobre os tributos, participação e controle social.

A gestora do PEF-CE e supervisora do Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif) da Sefaz, Clarissa Barroso, destacou a importância do Centro de Memória da Fazenda como um espaço de divulgação da Educação Fiscal. “Este equipamento cultural tem auxiliado no Projeto Escola no Fisco, pois é lá que recebemos, quase diariamente, alunos das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), do Senac e dos colégios privados. E a parceria da Sefaz com a Secretaria da Educação (Seduc) também tem sido muito importante; atualmente 53 escolas cearenses ofertam a unidade curricular eletiva de Educação Fiscal.”