Sefaz marca presença em solenidade de anúncio de novas escolas de tempo integral

27 de janeiro de 2023 - 16:47 #

Raquel Mourão - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos

A secretária executiva da Receita, Liana Machado, e a equipe do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE) participaram, nessa quinta-feira (26), da solenidade de anúncio de novas escolas de ensino médio em tempo integral. Realizado no Palácio da Abolição, o evento contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora Jade Romero; da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela; da comunidade escolar e de outras autoridades.

“Tenho muito orgulho da cultura de ensino em tempo integral que estamos construindo no Ceará. Nosso sonho é que isso aconteça da creche até o final do Ensino Médio. Queremos ser uma rede de educação de referência para o mundo”, afirmou o governador. Segundo ele, neste ano, mais 80 escolas serão beneficiadas com o tempo integral.

A ampliação contempla 66 municípios, dos quais 27 recebem este tipo de unidade escolar pela primeira vez. Com isso, o Ceará tem agora 472 unidades escolares de jornada ampliada, sendo 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e 341 EEMTIs, contemplando mais de 140 mil estudantes em 165 municípios.

Parceria Sefaz/Seduc

Desde 2019, em uma parceria entre Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) e Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), a educação fiscal faz parte do quadro de disciplinas eletivas (escolhidas livremente pelos alunos) das EEMTIs do Estado. Nos últimos quatro anos, 131 escolas ofertaram a temática, totalizando 281 turmas.

A secretária Liana Machado ressaltou a importância do trabalho em conjunto com a Seduc. “Muito nos alegra a ampliação das escolas de tempo integral. Para além da melhoria geral do nosso sistema educacional, teremos a ampliação do alcance do Programa de Educação Fiscal, que vem compondo as ofertas de eletivas das unidades escolares desse formato. É a oportunidade dos alunos conhecerem mais sobre cidadania, tributos e controle social. Essas informações são decisivas para uma participação política e cidadã responsável com os destinos do Estado e do País.”

A supervisora do Núcleo de Cidadania Fiscal, que coordena o PEF-CE, Clarissa Barroso, falou sobre a experiência de levar a educação fiscal para o cotidiano dos estudantes. “Para nós, que fazemos a Educação Fiscal, isso significa a possibilidade de disseminarmos para os cidadãos a função socioeconômica dos tributos e sua responsabilidade no controle da aplicação dos recursos públicos, para que tenhamos um Ceará cada vez melhor para todos.”