Sefaz é contemplada com selo por contratar mulheres vítimas de violência doméstica

23 de março de 2023 - 15:30 #

Raquel Mourão - Texto
Ascom TJCE - Fotos

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-CE) foi agraciada, nessa quarta-feira (22), com o Selo “Empresa Parceira – De Mãos Dadas pela Paz em Casa”, concedido pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para instituições públicas e privadas que promoveram políticas e ações de enfrentamento à violência contra a mulher ao longo de 2022. A certificação foi entregue ao titular da Sefaz-CE, Fabrízio Gomes, durante solenidade realizada no auditório do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.

O secretário recebeu a comenda das mãos do vice-presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira. Acompanhado da orientadora da Célula de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria, Joelina Barros, ele agradeceu o reconhecimento e destacou que a iniciativa do Tribunal impulsiona a Fazenda a ampliar ações de combate à violência doméstica por meio da promoção de autonomia e inserção de mulheres no mercado de trabalho.

Fabrízio Gomes ressaltou ainda que o selo premiou o projeto “Sefaz Instituição Parceira pela Paz em Casa”, por meio do qual foram realizadas diversas ações educativas e de prevenção à violência doméstica contra servidoras e colaboradoras. Uma das iniciativas foi a contratação de mulheres vítimas de violência.

O evento foi comandado pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides, conjuntamente com Heráclito Vieira e a presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra.
“É muito importante enaltecermos o trabalho realizado por essas instituições públicas e privadas. Nós estimamos continuar com essa parceria, aprofundar e avançar com essas ações”, afirmou Benevides.

Na abertura da solenidade, Marlúcia Bezerra destacou a necessidade da união de esforços para o enfrentamento da questão social. “A violência contra as mulheres é um problema complexo e multifacetado, que exige uma abordagem colaborativa e coordenada de diferentes setores da sociedade, incluindo governos, organizações não governamentais, empresas e a própria sociedade civil”.

A cerimônia contou ainda com a presença da procuradora-geral executiva de Consultoria e Contencioso Tributário, Camily Cruz; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; entre outras autoridades.

Instituições agraciadas

Foram agraciadas com o Selo Empresa Parceira as seguintes instituições: Central das Correias e Correntes; Centro Universitário Paraíso do Ceará (Unifap) – Fiusa Educacional; Cholet; Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); Criart Serviços de Terceirização; Disbell Cosméticos; Empório de Fátima Indústria e Comércio de Panificação; Centro Universitário Fametro (Unifametro); Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); Fortaleza Tintas; Grupo Meia Sola; Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT); Mar de Cachos; Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Riomar Shopping Fortaleza; Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Sistema Verdes Mares de Comunicação; e Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Sobre o Selo

O Selo foi criado em 2018 com o objetivo de reconhecer projetos que proporcionem a autonomia de mulheres em situação de violência. O reconhecimento é feito anualmente pela Presidência do TJCE, seguindo indicações propostas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça cearense. É dividido em três categorias. A primeira é conferida a empreendedores do setor privado que desenvolveram os melhores projetos de enfrentamento à violência doméstica no âmbito das entidades. A segunda reconhece empresas que mais destinaram vagas de trabalho a vítimas de violência doméstica. Já a terceira contempla empresas que forneceram tintas à Oficina Jovens Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do TJCE