Ouvidoria da Sefaz atinge 100% de resolubilidade
9 de agosto de 2024 - 16:01 ##SefazCE #Ouvidoria #Transparência
Cássio Vasconcelos, sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto
Daniel Silva - Arte Gráfica
Layla Galvão - Foto
Mesmo com o aumento de manifestações no comparativo com o ano passado, o canal finalizou todas as demandas dentro do prazo e com celeridade acima da meta da CGE
A Ouvidoria da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) completou o primeiro semestre de 2024 com todas as demandas finalizadas no prazo. Ao todo foram 2381 manifestações de janeiro a junho, 297 a mais do que no mesmo período do ano passado, representando um aumento de 14,25%. O tempo médio de respostas foi de cinco dias, satisfazendo a meta de oito dias prevista nos indicadores de qualidade da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).
Outro destaque está no aumento da procura pelo serviço de videoconferência. No primeiro semestre de 2023, foram 61 atendimentos realizados na modalidade. Em igual período no ano de 2024, a quantidade subiu para 79, resultando em um incremento de 29,5%. Implementado no final de 2022, o canal tem como objetivo facilitar a aproximação entre as demandas dos cidadãos e os meios institucionais.
Conforme a percepção de servidores e colaboradores da Ouvidoria da Sefaz, a busca crescente pelo atendimento por videoconferência sinaliza que o serviço foi recebido de modo positivo pela sociedade, imersa cada vez mais nas tecnologias digitais. “Ao disponibilizarmos novas estratégias de atendimento, nós ressignificamos e construímos um relacionamento de confiança com a sociedade”, pontuou o coordenador da Ouvidoria, Jurandir Gurgel.
Assuntos mais abordados
A classificação das manifestações abarca elogios, sugestões, solicitações, denúncias e reclamações. Dentre os assuntos mais abordados estão os relacionados a serviços de mercadoria em trânsito, emissão de imposto sobre veículo automotor (IPVA) e tramitação de processos fiscais. Além disso, ampliou-se a busca por serviços de cadastro de empresas (+89%).
Serviço
A fim de encaminhar demandas ou contribuir para a melhoria do serviço público fazendário, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Fazenda por meio dos canais a seguir:
- Plataforma Ceará Transparente
- Central de atendimento telefônico (155)
- Agendamento de videoconferência
- Aplicativo Ceará App