Sefaz promove encontro com instituições do Sua Nota Tem Valor

25 de maio de 2022 - 14:01 # # # #

Raquel Mourão-Texto

Dando continuidade à Semana Estadual da Educação Fiscal, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do Programa de Educação Fiscal (PEF-CE), promoveu, nessa terça-feira (24), no auditório do órgão, um encontro com as instituições participantes do programa Sua Nota Tem Valor. O evento foi transmitido pelo canal da Sefaz no YouTube (clique aqui para assistir).

Na abertura, foi exibido um vídeo da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, em que ela agradece às instituições pelo trabalho desenvolvido em prol da sociedade cearense. “As instituições têm um papel fundamental de chegar na nossa população, especialmente a mais pobre. Minha fala é de agradecimento. Agradecer pela parceria, por confiarem e acreditarem no nosso programa. Todos nós juntos podemos construir um Ceará melhor”, disse Fernanda Pacobahyba.

A secretária executiva da Receita da Sefaz, Liana Machado, também comentou sobre o papel relevante das associações. “Nesta semana, a gente vai ter a dimensão dessa parceria do Fisco com a sociedade, com as entidades, nesse sentido de conhecimento e ação.  A gente traz o nosso conhecimento, vocês nos dão a sua vivência e a gente segue com o programa e essa ação se converte na justiça, que é a nossa missão institucional. Nessa partilha, saímos maiores. Todo mundo sai daqui imbuído de ser multiplicador desse bem.”

A coordenadora de Relações Institucionais da Fazenda, Germana Belchior, agradeceu o engajamento das entidades. “Acreditamos que a educação é o caminho para que a gente possa melhorar a vida das pessoas. Vocês são os nossos braços direito e esquerdo, que chegam até a comunidade, até aos apoiadores para fazer de fato esse programa acontecer.“

Na sequência, o orientador da Célula de Relacionamento com a Sociedade da Fazenda, Márcio Morais, conduziu a palestra “Estratégias inovadoras para conquistar novos apoiadores”. Ele mostrou alguns atalhos mentais que as instituições podem utilizar para aumentar a quantidade de associados. “As entidades podem conseguir  isso utilizando as emoções, fazendo uso de uma comunicação inovadora. Trabalhar com  as emoções e contações de histórias são meios comprovadamente efetivos para alcançar mais adeptos à sua causa”, afirmou, acrescentando que o Sua Nota é um suporte importante para as organizações do terceiro setor.

Já a gestora do programa Sua Nota Tem Valor (SNTV), Jonilma Maia, e o colaborador do Núcleo de Cidadania Fiscal, Wellington Rocha, discutiram o papel transformador da educação fiscal por meio do SNTV. A supervisora disse que os projetos desenvolvidos pelas instituições são fundamentais para a sociedade. “É tão importante o valor da solidariedade dentro do programa que, no prêmio total, dos R$ 475 mil, R$ 300 mil são destinados às instituições. É muito importante esse valor que é direcionado para vocês fazerem esse trabalho junto às comunidades.”

Rocha destacou os resultados obtidos com o Sua Nota Tem Valor. “A gente vê os efeitos do programa com a solidariedade coletiva. A gente vê a responsabilidade social se manifestando e percebe, com isso tudo, o crescimento com distribuição de renda, que é um dos objetivos principais da educação fiscal. A gente busca que a tributação seja justa e que o País cresça promovendo distribuição de renda.”

Em seguida, representantes de instituições beneficiadas com o programa mostraram como estão sendo aplicados os recursos obtidos com as premiações e o rateio. Participaram do momento a Associação de Karatê de Itapipoca, o Instituto da Primeira Infância (Iprede), a Associação Peter Pan, o Instituto Olhar e o Instituto de Arte e Educação Circo Multicor.

O encontro também contou com a apresentação musical do Sexteto de Cordas da Casa da Vovó Dedé.

Semana Estadual da Educação Fiscal

A Semana tem a finalidade de disseminar informações acerca da importância social dos tributos. A programação inclui diversas atividades em comemoração ao Dia Estadual da Educação Fiscal, celebrado em 25 de maio. Na agenda estão palestras, encontros, exposição virtual de fotografias e jogo de perguntas e respostas.

Confira aqui a programação completa.