Pesquisa de Satisfação – ITCD

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) realizou a avaliação do serviço público de emissão do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), no Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), conforme exige a Lei nº 13.460 de 26 de junho de 2017.

 

A pesquisa foi aplicada por meio telefônico utilizando a Central de Atendimento da Ouvidoria em Canindé entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2020. Tendo como público alvo advogados e tabeliões, usuários desse serviço.

 

Conclusão da pesquisa:

 

A maior aprovação (satisfeito/ muito satisfeito) ocorreu para o item alusivo ao relacionamento e conduta dos profissionais com quase 80%, vindo em seguida as orientações repassadas para a criação de usuário no Ambiente Seguro (72,5%)

 

Todo os outros questionamentos tiveram aprovações inferiores a 70%, sendo os menores referentes a navegabilidade do site (49,8%) e o prazo para conclusão do processo do processo de emissão do ITCD (53,7%)

 

Dentre as diversas sugestões apresentadas pelos entrevistados, destacam-se as que tem como objetivo aperfeiçoar o sistema atual, bem como melhorar o prazo e o atendimento do serviço ofertado.

 

O serviço de emissão do ITCD no geral não foi bem avaliado, tendo uma satisfação de 58,4% dos usuários, sendo que na capital (56,5%) o nível de satisfação geral (muito satisfatório/satisfatório) foi um pouco menor do que o registrado no interior (62,1%)