O novo portal da Sefaz na internet

21 de maio de 2007 - 00:00

A Secretaria da Fazenda disponibiliza na rede mundial de computadores seu novo portal institucional. Para visitação e oferta de serviços via Internet continuará no mesmo endereço já conhecido dos internautas: https://www.sefaz.ce.gov.br. No entanto, uma série de mudanças foram concretizadas em relação à homepage da Sefaz, depois de vários meses de estudos por parte da Coordenadoria Administrativa e da Tecnologia da Informação (CATI), em conjunto com as áreas fazendárias. O resultado do trabalho, desenvolvido juntamente com uma empresa especializada no assunto, consiste em uma homepage muito mais atraente, intuitiva e com um conteúdo voltado às reais necessidades dos profissionais liberais que se relacionam com a Sefaz Ceará.


Para se ter uma idéia da procura pela página fazendária na Internet, de janeiro a 15 de abril aconteceram 1,3 milhão de visitas à mesma. Em termos de página exibidas, o número quase dobra: 2,5 milhões. Dados que dizem bem da representatividade do portal.


Dentre as inovações estabelecidas destaque-se a aparição do “Menu” em todas as páginas do novo portal, totalmente hierárquico, com os respectivos sub-menus. Isso vem proporcionar uma fácil localização da seção desejada e o acesso imediato com um simples clique do “mouse”. Além disso, o internauta passa a contar com um sistema de busca por assunto ou serviços, visando atender as suas necessidades, seja como contribuinte ou representante legal.


Seguindo a tendência atual de uma concepção visual mais arejada e dinâmica, o internauta encontrará recursos de “banners” rotativos, proporcionando maior destaque para os novos serviços, com acesso rápido sem riscos de poluição visual da página principal. Poderá recorrer à utilização dos recursos de ampliar e reduzir o tamanho das letras em todas as páginas do portal da Sefaz; ir para página inicial e retornar para a página anterior facilitando a leitura para o usuário, além da opção imprimir, assegurando conforto quanto a forma de acessar os conteúdos.


CONTEÚDO


A atualização do portal fica mais fácil com a adoção de uma ferramenta de gerência de conteúdo que permitirá um melhor gerenciamento do que vai ser disponibilizado na internet pelas áreas diretamente envolvidas, nas diferentes seções, considerando o tempo necessário de exposição. A medida visa proporcionar informações objetivas, seguras e atualizadas, inclusive a colocação de Notícias e Comunicados agrupados, na página principal, com acesso rápido para ambas as áreas.


SEGURANÇA


Em termos de segurança, o usuário cadastrado da homepage contará com uma nova interface do serviço de senhas, com autenticação do usuário disponível no menu superior em todas as páginas do site, de forma fácil e bastante intuitiva.


AGENDA TRIBUTÁRIA


Sinalizando ao contribuinte as suas obrigações fisco-tributárias, o mesmo passa a dispor de uma agenda tributária em todas as páginas do site que aponta mês-a-mês, as datas de recolhimentos do ICMS (de acordo com o seu regime de pagamento), do IPVA e de entrega da Declaração de Informações Econômico-Fiscais, a conhecida DIEF.


SERVIÇOS


Com a reorganização do Núcleo de Atendimento Eletrônico (NAE), agora toda prestação de serviços está  agrupada em uma única seção muito mais amigável, que passa a se chamar Serviços On-line. Essa mudança objetiva proporcionar ao contribuinte o atendimento não presencial, evitando deslocamentos desnecessários às unidades fazendárias.


INTERATIVIDADE


O novo Portal Sefaz passa a ter uma comunicação mais imediata com o internauta. A adoção de um aplicativo para realização de Enquetes se constitui em um canal privilegiado de interação entre os usuários e a organização. Uma iniciativa que tende a aproximar a Sefaz do contribuinte-cidadão, ensejando a sua participação acerca de questões de interesse da sociedade.