Funcionalismo Estadual – Governo vai antecipar 13º salário

6 de dezembro de 2007 - 00:00

O Governo do Estado vai realizar nos dias 17 e 18 de dezembro, respectivamente, na segunda e terça-feira, o pagamento da segunda e última parcela do 13º salário do funcionalismo estadual. Na realidade, o calendário de desembolso que estava previsto para acontecer em quatro dias foi revisto para que a quitação aconteça apenas em dois dias, através da rede de agências do BRADESCO. Com essa agilização cerca de 130 mil pessoas ¿ entre servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas ¿ receberão os 50% por cento restantes do décimo, cuja folha de pagamento ficará em torno de R$ 138 milhões.


A primeira parcela (metade) do 13º salário foi antecipada no mês de julho. Para tanto o desembolso praticado com esta folha extra foi de quase R$ 100 milhões, cujo pagamento foi realizado sem quaisquer descontos. Desta vez, os descontos de praxe serão efetuados quando da quitação do décimo de 2007.


Com a conclusão do 13º aos servidores e pensionistas estaduais, em menos de 15 dias, o Estado do Ceará, através da Secretaria da Fazenda, efetiva os desembolsos de duas folhas de pagamentos. Primeiro, foram os salários e pensões de novembro pagos no período de 3 a 6 de dezembro. E, agora, com o 13º salário que é um direito assegurado pelo art. 7º da Constituição Federal de 1988.


Desse modo, uma expressiva soma de recursos ingressam na economia cearense, favorecendo as transações comerciais por ocasião das compras de Natal.