PROMOÇÃO FIRMA PARCERIA COM OS CLUBES DE FUTEBOL

6 de fevereiro de 2008 - 00:00

A “Sua Nota Vale Dinheiro”, promoção do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Fazenda, ganha importante reforço com a adesão dos clubes filiados à Federação Cearense de Futebol  (FCF). De início, os times da Primeira Divisão do Campeonato Estadual/2008: Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Icasa, Itapipoca, Quixadá, Uniclinic e Boa Viagem aderiram à campanha. Assim como as pessoas físicas e entidades sem fins lucrativos cadastrados, os novos participantes poderão se beneficiar de 0,5% sobre o valor das operações comerciais constantes em cupons e notas fiscais.


Com a mudança no regulamento da campanha “Sua Nota Vale Dinheiro”, mediante solicitação dos clubes encaminhada pelo Secretário de Esportes (SESPORT), Ferrúcio Feitosa, e da Fazenda (SEFAZ), Mauro Filho, junto ao Governo do Estado, doravante a participação dos clubes vem reforçar a estratégia governamental de promover o incremento da arrecadação e de conscientizar o cidadão-contribuinte, quanto à exigência dos documentos fiscais em suas compras no comércio local.


Agora, os times cearenses poderão arrecadar junto ao seu universo de torcedores esses documentos, que após entregues à coordenação da campanha, passam a ser creditados em R$ 30,00 a cada somatório de R$ 6.000,00 em compras. Esta forma de premiação da Sua Nota previne a sonegação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em função da emissão de cupons ou notas fiscais por parte do comércio atacadista e varejista.


“Nós já repassamos as propostas aos dirigentes de cada equipe para que possam se regularizar de acordo com a nova legislação. Todos vão ter que indicar em que o dinheiro será aplicado. Pode ser para a contratação de jogadores ou reformar a estrutura da sede. Eles é que vão decidir o que será melhor”, disse Mauro Filho, ressaltando o empenho de seu colega secretário Ferrúccio Feitosa, da SESPORT, para que a promoção beneficiasse os clubes do futebol cearense.


Em 2007, Mauro Filho disse que a Sefaz repassou R$ 9 milhões com a campanha. A Comunidade Obreiros da Tardinha (COT), a Catedral Metropolitana de Fortaleza, o Iprede e a Comunidade Católica Shalom estão entre os beneficiados. Outras entidades chegaram a receber R$ 200 mil em quatro meses.


DIRIGENTES


Certamente, os dois times locais de maior expressão, Ceará e Fortaleza, detentores das maiores torcidas, devem ser os grandes beneficiados. Para o presidente do “Tricolor do Pici”, Marcello Desidério, não poderia ter sido melhor a proposta do Governo do Estado. “É uma iniciativa muito importante dos secretários Mauro Filho e Ferruccio Feitosa. Todos sabem que os clubes de futebol possuem recursos financeiros escassos e essa campanha só tem a ajudar aqueles que procuram realizar um trabalho sério, honesto e de qualidade dentro dos clubes”, afirmou.


Por sua vez, o presidente do Ceará, do “Vovô de Porangabuçu”, Eugênio Rabelo, seguiu o discurso do rival tricolor. Ele, que como deputado federal participou da implementação da “Timemania”, através da Caixa Econômica Federal (CEF), disse que começará em breve uma campanha para que os torcedores alvinegros entreguem as suas notas fiscais. “Fiquei muito feliz com essa promoção implementada pelos secretários Mauro Filho e Ferruccio Feitosa. A medida vai nos ajudar muito. Vamos começar uma campanha para que o nosso torcedor nos ajude efetivamente”, finalizou.