PRÊMIO CONTRIBUINTES CEARÁ – Regiões Cariri/Centro Sul e dos Inhamuns: empresas que se destacaram

15 de fevereiro de 2008 - 00:00

A cidade de Juazeiro do Norte foi sede da primeira solenidade de entrega do Prêmio Contribuintes Ceará 2007, de uma série de três eventos programados para o interior, na noite desta quinta feira (14/02). Foram agraciados com trófeus e diplomas os contribuintes do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das Regiões Cariri/Centro Sul e do Sertão dos Inhamuns, cinco de cada região, sendo 10 ao todo. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Sistema Verdes Mares (SVM), é uma forma de reconhecimento público da postura correta e cidadã de contribuintes do ICMS que mais se destacaram no período de julho de 2006 a junho de 2007. O Governador do Estado, Cid Gomes, acompanhado do Secretário da Fazenda (SEFAZ), Mauro Filho, e do Secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Ivan Bezerra, e de demais autoridades e lideranças empresariais, prestigiou a entrega da premiação que conta com importantes patrocinadores: Coelce, Bradesco, M. Dias Branco. Banco do Nordeste, Petrobras e Oi.
“O ICMS é a nossa principal fonte de receitas próprias. Por isso mesmo, o Prêmio Contribuintes Ceará é um reconhecimento público ao mérito dos maiores contribuintes do Estado”, ressaltou o governador Cid Gomes. Ele frisou que a solenidade de premiação, realizada no interior cearense, é importante para destacar localmente as empresas que se sobressaem fora da Capital e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no recolhimento do ICMS ao erário estadual, pago pelo cidadão-contribuinte: o consumidor final.
AGRACIADAS
Para se ter uma idéia da importância da economia regional, no período de julho/2006 a junho/2007, o recolhimento total de ICMS foi de R$ 118.416.607,08 ¿ por parte das empresas contribuintes do imposto das Regiões Cariri/Centro Sul e do Sertão dos Inhamuns.  “Esse Prêmio demonstra o papel social que o tributo tem para o financiamento das políticas de desenvolvimento sócio-econômico, promovidas pelo Governo do Estado, em benefício da sociedade cearense”, afirma Mauro Filho.
Na noite de quinta-feira (14 de fevereiro), foram agraciadas 10 empresas. Da Região Cariri/ Centro Sul foram: Atacadão de Estivas e Cereais Rio do Peixe Ltda, Cajuína São Geraldo, Itapuí Barbalhense Indústria de Cimentos S/A (Nassau), J. Alves de Oliveira Ltda (Zenir Móveis) e Magazine Mart Center Ltda.
As outras cinco homenageadas são da Região do Sertão dos Inhamuns: Adonel Calçados & Modas Ltda (Shalon), Casa dos Colchões Ltda., MC Ximenes Pinho (Hipermercado Nacional), Maria Gizeuda de Souza Reis (Lojas Eletrojóias) e Rozandea Araújo de Melo (Supermercados Cosmo).
Sinalizando ao futuro do Prêmio Contribuintes Ceará, o títular da SEFAZ adiantou que se pretende dar mais destaque à participação das micro e pequenas empresas no processo de recolhimento de tributos. Segundo Mauro Filho, a idéia é mostrar quanto os empreendimentos cresceram tanto  em volume de faturamento quanto em arrecadação de ICMS. “As microempresas representam 60% da geração de empregos no Ceará”, ressaltou.
LIMOEIRO DO NORTE
Na noite de 21 de fevereiro, em Limoeiro do Norte, na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), será a vez dos agraciados das Regiões de Baturité e Litoral Leste/Jaguaribe.
Por último, encerrando o mês, no dia 28 de fevereiro, em Sobral, serão revelados os ganhadores das Regiões Sobral/Ibiapaba, Litoral Oeste e Sertão Central (cinco por cada região).