SOBRAL: 15 EMPRESAS RECEBEM “CONTRIBUINTES CEARÁ 2007”

6 de março de 2008 - 00:00

A cidade de Sobral, na Zona Norte do Estado, foi sede à noite de ontem (5/3) da conclusão da série de três solenidades de entrega do Prêmio Contribuintes Ceará - Edição 2007, programadas para acontecer no interior cearense. As 15 empresas que se destacaram no recolhimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sendo cinco de cada uma das regiões de Sobral/Ibiapaba, do Litoral Oeste e do Sertão Central, foram reconhecidas ao receberem a premiação que é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Sistema Verdes Mares (SVM). No período de julho de 2006, a junho de 2007, foram recolhidos R$ 117.345.325,80 pelos contribuintes de ICMS dessas regiões à Secretaria da Fazenda (SEFAZ), montante que revela a pujança dos chamados agentes produtivos, que impulsionam a economia regional com a geração de emprego e renda, promovendo assim o desenvolvimento sócio-econômico.
O Governador do Estado, Cid Gomes, acompanhado do Secretário da Fazenda, Mauro Filho, de demais autoridades e lideranças empresariais, prestigiou a entrega da honraria que teve os seguintes patrocinadores: Coelce, Bradesco, M. Dias Branco, Banco do Nordeste, Petrobras e Oi. Na oportunidade, declarou que o governo estadual tem conversando com representantes das empresas instaladas no Ceará, por meio de incentivos fiscais, para assegurar os mecanismos de continuidade da política de atração de investimentos privados, mesmo após a aprovação da reforma tributária, cuja proposta foi encaminhada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional na semana passada. “Se o Ceará perde a cobrança do ICMS na origem ¿ o que está previsto na proposta do Governo, de cobrança do imposto no destino, perde oportunidade, perde mecanismos de atrair empresas”, comentou, mostrando-se favorável à continuação da política de concessão de benefícios fiscais.

Prosseguindo, disse ainda o governador: - “Isso que a indústria paulista chama de guerra fiscal é a forma que temos de atrair empresas e gerar empregos. Para mim, é razoável o Estado abrir mão de um tributo que ainda não tem e gerar postos de trabalho, ampliando a renda e, conseqüentemente, o consumo, ou seja, gerando mais ICMS”, frisou. Ele citou exemplos bem-sucedidos ao Estado a vinda de indústrias como  Grendene e Votorantim Cimentos, para Sobral. “Elas atraíram outras empresas para cá”, arrematou.
AGRACIADOS
No total, 15 contribuintes foram devidamente reconhecidos por seu desempenho fiscal, que condiz com o perfil de empresa-cidadã, à medida que recolhem corretamente ao fisco estadual o que é efetivamente pago pelo cidadão-contribuinte, quando este vai às compras no comércio atacadista e/ou varejista. Justamente as duas empresas citadas pelo governador Cid Gomes são de Sobral/Ibiapaba e receberam a honraria: Votorantim Cimentos N/NE S/A; Alfredo Fantini Indústria e Comércio Ltda; Interativa Transportes Ltda; Ceará Importação de Peças e Acessórios Ltda e a Indústria Grendene S/A.
Do Litoral Oeste, foram homenageados: DUCOCO - Produtos Alimentícios S/A; Menina - Produtos Alimentícios S/A; Fazenda Bom Indústria e Comércio Ltda; Dilly Nordeste S.A e Izaias Machado Pessoa. Já os contribuintes agraciados do Sertão Central foram: Democrata Nordeste Calçados e Artefatos de Couro Ltda; Cefisa Oliveira e Cia Ltda; M L Guerra Lima; Francisco Alves Fernandes e J de Sá Vilarouca.
Para o Secretário Mauro Filho, o “Contribuintes Ceará reconhece, perante o universo de cidadãos-contribuintes das referidas regiões e da economia cearense, as empresas cujo desempenho tem sido decisivo para dinâmica da economia regional e, consequentemente, do Estado. Elas promovem o desenvolvimento sustentável, com a dinamização das diferentes cadeias produtivas locais”, ressaltou o títular da Fazenda.