Fortaleza sedia o XXVIII Encat

11 de junho de 2008 - 00:00

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Fazenda, sedia nos próximos dias 12 e 13, o XXVIII Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais ¿ ENCAT, que acontecerá no Ponta Mar Hotel. Quando as discussões técnicas começaram, em 2002, reuniam apenas os Estados da Região Nordeste, para o desenvolvimento de ferramentas de combate à sonegação fiscal no âmbito regional, o que ensejou a participação de novos Estados e hoje as 27 unidades da federação participam dos encontros.
O Encat é uma instituição técnica de assessoramento às Secretarias de Fazenda, de todos os Estados Brasileiros, e tem por finalidade principal buscar novas ferramentas de fiscalização e controle, disseminando-as entre os estados interessados, a fim de alcançar um padrão de procedimentos técnicos visando o combate à sonegação fiscal.
Devido o Encat não possuir vínculo formal com nenhuma instituição federal, estadual, municipal ou privada, os eventos vêm sendo realizados trimestralmente com recursos do Estado anfitrião.
Participam deste evento, cerca de 80 técnicos que buscam levantar sugestões de combate à sonegação e levá-las aos governos estaduais.
A grande ênfase do Ceará para este encontro é o projeto de automação dos postos fiscais, visto que o Estado é o idealizador do mesmo. Este foi apresentado durante o Encat realizado em Sergipe e agora está sendo trabalhado para ser expandido a todos os estados da federação brasileira.