PRÊMIO CONTRIBUINTES CEARÁ 2008 – EVENTO ACONTECE AMANHÃ NA REGIÃO CENTRAL

4 de março de 2009 - 00:00

A quinta solenidade de entrega do “Prêmio Contribuintes Ceará 2008”, será realizada nesta quinta-feira, dia 5, a partir das 20 h, no Hotel Mirante das Gamboas, em Aracati.


A Região Central do Estado é composta por 29 municípios e estes foram responsáveis pelo recolhimento de R$ 53,19 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS, no intervalo de novembro de 2007 a outubro de 2008. Este fato representa o esforço dos contribuintes que têm honrado com seus compromissos tributários e fiscais, ajudando, desta forma, a desenvolver o Ceará.


Os segmentos calçadista, têxtil, e de alimentos são os setores mais dinâmicos da Região Central em relação à arrecadação do ICMS. Esta macrorregião também se destaca no desenvolvimento das atividades de fruticultura irrigada, serviços educacionais e turismo.


As empresas vencedoras da região atuam nos mais diversificados ramos da economia, envolvendo as indústrias têxtil, calçadista, de bebidas e com destaque para o segmento leiteiro, pujante na localidade.


Na noite de amanhã, serão homenageadas 18 empresas, sendo 10 empresas que mais recolheram ICMS, cinco mais representativas entre micro e empresas de pequeno porte, e três entidades filantrópicas que mais receberam recursos do programa “Sua Nota Vale Dinheiro”


O Prêmio Contribuintes Ceará é uma parceria do Estado com o Sistema Verdes Mares. Conta com o patrocínio da OI, Bradesco, M. Dias Branco, Banco do Nordeste, Petrobras e Coelce. Em sua segunda edição, foram alterados os critérios de outorga, possibilitando a inclusão de um maior número de empresas do Interior do Estado.


O Secretário da Fazenda Mauro Filho tem dito que a premiação é uma forma de estimular a saudável parceria entre o Fisco e as instituições privadas. “Cabe às empresas repassarem os tributos ao Estado para que este possa investir, atendendo às demandas e proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população. O Estado atua, além do reconhecimento aos maiores contribuintes, com o programa de educação tributária, `Sua Nota Vale Dinheiro¿. Dessa forma, o cearense está criando a cultura de demandar a nota fiscal, pois sabe que este é um instrumento de controle arrecadatório que possibilita a ampliação dos investimentos públicos”, enfatiza o Secretário.


O Governador Cid Gomes, afirmou na solenidade realizada em Sobral, que o governo pretende continuar com esta iniciativa que tem dado certo.


Na edição 2008 do prêmio, foram realizadas as solenidades de entrega de troféus aos agraciados nas seguintes regiões: Metropolitana de Fortaleza, dia 17 de dezembro/2008; Região Sul/Cariri, dia 29 de janeiro/2009; Centro Sul/Iguatu, dia 12 de fevereiro/2009 e Região Norte/Sobral, dia 19 de fevereiro/2009.