COTA ÚNICA: CONTRIBUINTE PODE EMITIR BOLETO DO IPVA 2013

15 de janeiro de 2013 - 00:00


Para o exercício fiscal de 2013, a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará – SEFAZ trabalha com a projeção de arrecadação de mais de R$ 500 milhões com o IPVA 2013, em função dos 1.696.599 veículos licenciados e tributados no Ceará, de acordo com dados até dezembro/2012.


A SEFAZ para facilitar a vida do contribuinte, já disponibilizou o Documento de Arrecadação Estadual - DAE ou boleto para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores de 2013, bastando acessar na internet, o “site” da Secretaria da Fazenda.


Na hora de pagar o IPVA o contribuinte pode perguntar o que é melhor: efetuar o pagamento dos tributos à vista ou parcelado? Certamente que pagar à vista pode ser a melhor opção para aproveitar a vantagem do desconto de cinco por cento (5%), na quitação da Cota Única, além de evitar atrasos. Se o contribuinte tiver dinheiro para pagar à vista e o valor do desconto for suficiente para cobrir, por exemplo, ao que corresponderia ao rendimento em uma certa aplicação financeira, sendo válido antecipar o pagamento do IPVA 2013.


Cada caso deve ser avaliado, pois às vezes, manter o dinheiro investido no banco é melhor. Isto é, quando compensar ter uma aplicação em que o correntista mantenha sua liquidez, e assim puder contar com o dinheiro para uma outra necessidade.

REDUÇÃO


Em 2013, 100% dos proprietários de veículos no Ceará devem pagar menos Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. É que a exemplo dos anos anteriores, o Governo do Estado do Ceará, por meio da SEFAZ, prossegue com a política de redução da carga tributária. De acordo com anúncio feito pelo secretário da Fazenda, Mauro Benevides Filho, na coletiva com a Imprensa no dia 26 de dezembro de 2012, a tabela do tributo teve uma redução média de 9,41% em relação ao valor estabelecido em 2012.


PARCELAMENTO X COTA ÚNICA


“Dando sequência a estratégia de redução da inadimplência, o Governo do Estado está oferecendo ao contribuinte o parcelamento em quatro meses, da mesma forma como divulgado para o IPVA 2012”, informou o secretário Mauro Filho.


O pagamento poderá ser parcelado em quatro vezes, sendo nos dias 8 dos meses de fevereiro, março, abril e maio de 2013. Senão vejamos: 1ª Parcela: 08/fevereiro/2013; 2ª Parcela: 08/março/2013; 3ª Parcela: 08/abril/2013 e a 4ª Parcela: 08/maio/2013.


Se o proprietário de veículo automotor puder pagar o IPVA 2013 para aproveitar o desconto de 5%, concedido na COTA ÚNICA a se vencer em 31 de janeiro próximo, eis que não é uma má idéia para quem tem a condição financeira de quitar logo, e deseja enxugar os custos do orçamento doméstico.


Portanto, para ter acesso aos boletos de pagamento do tributo estadual pela internet, o contribuinte deve clicar na barra “Serviços Online”, do site da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br), depois em “IPVA”, “DAE para pagamento” e “IPVA 2013″. É preciso informar a placa, o chassi e o Renavam do veículo em questão.



Clique no link abaixo para emitir o DAE/Boleto do IPVA 2013:


https://www.sefaz.ce.gov.br/content/aplicacao/internet/servicos_online/ipva/aplic/default.asp