Ceará é destaque no 35º Encontro das Juntas Comerciais

5 de junho de 2017 - 00:00

A implantação do novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, em substituição do Siarco, feito pela Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, foi tema de apresentações feitas aos secretários gerais, procuradores e gerentes de Tecnologia da Informação, TI, durante o 35º Encontro Nacional das Juntas Comerciais, ENAJ, que aconteceu de 23 a 27 de maio de 2017, em Gramado/RS.
 
De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “o encontro teve como finalidade o debate de ações e troca de experiências entre as juntas. Apresentar as mudanças que a Jucec vem desenvolvendo foi gratificante, tendo em vista que a Junta do Ceará foi a primeira a substituir o Siarco pelo SRM e a utilizar a tecnologia de nuvem para o armazenamento de dados”, destacou.
 
O avanço dos estados à luz das Instruções Normativas n°03 e 12, que versam sobre a Via Única e Registro Digital, respectivamente, foi o tema do debate entre Secretários-gerais e Procuradores, no dia 25/05. A articuladora da Jucec, Sonara Capaverde, apresentou ao grupo o trabalho de simplificação da formalização de empresas, que a Junta do Ceará vem desenvolvendo, por meio do novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, e das integrações com os órgãos de inscrição e licenciamento.