Fazendários são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa

6 de outubro de 2017 - 00:00

Em reconhecimento ao trabalho prestado pelos fazendários ao Estado do Ceará, a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene, na noite desta quinta-feira (05/10), para celebrar o Dia do Fazendário, comemorado oficialmente no dia 28 de setembro.

A homenagem foi proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), que abriu o evento ressaltando a história da Fazenda Estadual, uma das instituições mais antigas da administração pública cearense, criada há 181 anos, por José Martiniano de Alencar, então presidente da província e pai do escritor cearense José de Alencar.

O parlamentar destacou a atuação do órgão nos dias atuais e sua importância para o bom funcionamento da máquina pública. Ele lembrou que o Governo adotou uma política fiscal que promove a desoneração tributária de vários setores e, ao mesmo tempo, aumenta a base arrendatória. “Uma fórmula eficiente e justa que contribuiu para crescimento nominal da receita tributária do estado”, enfatizou. Segundo Evandro Leitão, isso só é possível devido ao nível de eficiência que a Sefaz alcançou e que garante que, mesmo diante de todas as dificuldades que o País enfrenta, o Ceará tem conseguido honrar seus compromissos e seguir como um dos estados com melhor situação fiscal no País”.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) afirmou que a realização da solenidade “demonstra o apreço que a Assembleia Legislativa tem pela categoria dos fazendários”. Ele lembrou que o Ceará tem mais de 90% de seu território inseridos no semi-árido, o que traz dificuldades para a economia local, tornando a atuação eficiente da Fazenda ainda mais importante para que o Estado garanta recursos. “Diante de tantas desigualdades regionais, superamos muitos desafios com a ajuda desses profissionais”, pontuou.

Um dos homenageados, o secretário da Fazenda do Estado, Mauro Benevides Filho, falou sobre o cenário econômico negativo que o País vem enfrentando nos últimos dois anos e, que apesar disso o Ceará vem colhendo bons resultados e tem o reconhecimento nacional. “Quero registrar meu agradecimento a cada um de vocês que nos ajuda a chegar nesse patamar”, declarou o secretário.

Também foram homenageados na solenidade a auditora da Receita Estadual, Maria de Fátima da Silva Gomes, o auditor adjunto da Receita Estadual, Francisco Ângelo de Araújo e a auditora da Receita Estadual, Maria Dolores Pereira.Participaram da solenidade o diretor do Sindicato dos Fazendários (Sintaf), Francisco Lúcio Mendes Maia, e a prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, além de integrantes da categoria.