Ceará entre os estados com melhor situação fiscal do Brasil

16 de outubro de 2017 - 00:00

No Brasil da crise fiscal, os estados e municípios com os cofres públicos em melhores condições se tornaram mais atrativos para os investidores. Em geral, governos estaduais não costumam fazer publicidade fora de sua área de atuação, mas o Ceará e o Espírito Santo publicaram recentemente anúncios em veículos nacionais, mirando investidores de outras regiões do País ressaltando que são sustentáveis e seguros para investir.


“Enquanto alguns atrasam salários, esses governos colhem frutos do ajuste já feito. A receita não muda: racionalização dos recursos e enxugamento da folha”, diz Guilherme Mercês, economista da Federação das Indústrias do Rio (Firjan). Um levantamento da entidade aponta que Ceará e Espírito Santo estão, de fato, entre os cinco Estados que fecharam o ano passado em melhor situação. Entre outros itens, são considerados gastos com pessoal, endividamento e investimentos ante a receita corrente.


O titular da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Mauro Filho, ressalta que a atual situação fiscal do Estado tem favorecido as decisões de investimento privado nacionais e internacionais. “Eles estão levando em conta, muito fortemente, a capacidade do setor público de ser sustentável no médio e longo prazo”, diz. “O Estado tem a capacidade de fazer investimento além de dar segurança absoluta de que vai honrar os contratos assinados com os respectivos parceiros”.