Sefaz promove seminário sobre memória e preservação do patrimônio

3 de setembro de 2019 - 12:00

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promove, na próxima sexta-feira (06/09), de 8h às 17h, no auditório da sede III da instituição, o seminário Sefaz – Memória e Patrimônio. O evento, que conta com a parceria da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), tem o objetivo de refletir sobre a importância da preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural da Sefaz. Na ocasião, os titulares da Sefaz-Ce, Fernanda Pacobahyba, e da Secult, Fabiano Piúba, assinarão um convênio de cooperação técnica para revitalizar o Centro de Memória da Fazenda.

O seminário está dividido em quatro painéis, todos dialogando para despertar o olhar do público para a valorização da história fazendária. O primeiro trará para o centro das discussões o tema “Memória e Patrimônio: Por que preservar?” e contará com a participação da arqueóloga do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan CE), Cristiane Buco, e da diretora do Museu do Ceará, Carla Vieira. O servidor e autor do livro Sefaz : Tributo à História, Márcio Amorim, atuará como moderador.

O segundo bloco, intitulado de “Acervos – Preservação, conservação e restauro”, terá como debatedores o arquiteto e restaurador, Frederico Barros, e a diretora do Sobrado Dr. José Lourenço, Germana Vitorino. A coordenadora da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS), Marley Uchôa, mediará a conversa.

Com o tema “Cidadania Fiscal – Memória e Patrimônio”, o painel 3 tratará dos desafios da preservação da memória institucional. A coordenadora do programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), Imaculada Vidal, será convidada a debater o assunto ao lado do presidente do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará (Malce), Osmar Diógenes; e da diretora da União dos Funcionários Fazendários do Estado do Ceará (Uffec), Isabel Pires. O diretor da Associação dos Auditores do Ceará (Auditece), Sáris Pinto, será o mediador.

O último bloco do seminário será destinado ao tema “Memória Viva”. O servidor Jaime Cavalcante Filho vai conduzir o debate entre a diretora da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Affec), Elenilda Santos, e os aposentados Carlos Alberto Mendonça e Ivan Limaverde, idealizadores do Centro de Memória da Sefaz.

As inscrições já estão abertas e serão realizadas conforme a disponibilidade de vagas. Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço educacaofiscal@sefaz.ce.gov.br, com o nome completo e a instituição de ensino ou local de trabalho. Os servidores fazendários precisam informar a lotação e a matrícula.

O seminário Sefaz – Memória e Patrimônio integra a programação do Mês do Fazendário 2019, evento que reúne uma série de atividades ao longo deste mês, em comemoração ao Dia do Fazendário, celebrado em 28 de setembro.

Serviço:

Seminário Memória e Patrimônio

Data: 06/09/2019 (sexta-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório da Sefaz – sede III (av. Alberto Nepomuceno, n◦6, Centro – Fortaleza/CE)