Dia do Auditor Fiscal Estadual é comemorado na Assembleia Legislativa

16 de setembro de 2019 - 17:13

A Assembleia Legislativa realizou, nesta segunda-feira (16/9), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia do Auditor Fiscal Estadual, celebrado em 21 de setembro. Durante a solenidade, que atendeu a requerimento do deputado Carlos Felipe (PCdoB), foram homenageados servidores que atuam em diversas áreas da auditoria da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

Representando a secretária da Fazenda Fernanda Pacobahyba, a coordenadora da Assessoria de Relações Institucionais (Arins), Germana Belchior, destacou a relevância da categoria para o desenvolvimento do Ceará. “A auditoria é uma área muito importante para a realização da missão da Sefaz. Reconhecemos e valorizamos a atividade desempenhada pelos auditores. Parabenizamos cada um pelo compromisso, responsabilidade e ética no desempenho de suas funções, principalmente por disseminar a educação fiscal em nosso Estado”, afirmou.

O deputado Tony Brito (Pros), que presidiu o evento, ressaltou a atuação do auditor fiscal. “Sem o seu trabalho, não seria possível captar os recursos que financiam as políticas públicas e, assim, os cidadãos estariam privados de seus direitos sociais fundamentais”, enfatizou.

Para o diretor executivo da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual e dos Fiscais do Tesouro Estadual do Estado do Ceará (Auditece), Juracy Soares, o Brasil necessita de um novo modelo de sistema tributário.“O Brasil vive uma guerra fiscal onde estados, municípios e União se entrincheiram uns para tungar recursos dos outros. Esse é um ambiente de concorrência desleal, onde a União caloteia os estados, deixando de repassar recursos e manejando cálculos de fundos de participação. Isso parece ser um estratagema muito bem preparado para forçar governadores e prefeitos a irem até Brasília para implorar por recursos públicos, recursos esses que deveriam estar à disposição do povo, nos municípios e nos estados”, avaliou.

Foto: Marcos Moura/ALCE

Receberam comendas em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado os auditores Ana Batista Sales Luz, Antônio Gevano Rios, Antônio Sampaio Filho, Argemiro Torres Neto, Cassio Rodrigo Bandeira, Francisco Kléber Lopes Paiva, Ivan Souto, Napoleão Duarte Diniz, Rafael Gonçalves Zidan, Richter Moreira Brasil e Robério Francisco Maciel.

Na ocasião, foi lançada a primeira edição do Prêmio Estadual de Educação Fiscal – Ceará. De iniciativa da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará (Auditece), a premiação tem como objetivo valorizar os melhores projetos de escolas e instituições voltados à temática no Estado, além de reconhecer os profissionais de imprensa.

Também participaram da solenidade a gestora do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-Ceará), Imaculada Vidal; o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha, e o auditor fiscal e ex-secretário da Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante.

O Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual foi instituído no Ceará pela Lei nº 15.201/2012.

*Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa.