Sefaz promove primeira edição do Ciclo de Palestras Institucionais

8 de novembro de 2019 - 17:10 # # #

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) deu início, nesta sexta-feira (8/11), ao projeto Ciclo de Palestras Institucionais, uma iniciativa do Programa de Elaboração Colaborativa do Planejamento Estratégico 2020-2023. A ideia é estimular os servidores a desenvolver atividades que impulsionem a construção dos novos valores, missão e visão da Instituição.

Realizado no auditório da sede III, o encontro teve como foco a inovação e contou com palestras do diretor do Programa Executivo da empresa de consultoria Gartner, Jaime Gama; e do diretor da SERH Educação e Desenvolvimento, Rômulo Rosa.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, ressaltou a importância da conexão entre os fazendários e de uma gestão pautada em propósitos. Ela disse que as oficinas de Design Thinking – que já estão na quarta edição – e o ciclo de palestras têm o objetivo de contribuir para a elaboração de soluções que tornem a Sefaz uma organização mais eficiente.

“Nossa gestão tem dois eixos fundamentais: inovação e gestão de pessoas. Isso vai se repetir nesse Ciclo de Palestras, em que sempre a gente vai trazer uma temática de inovação, para que a gente consiga, em alguma medida, respirar fora da nossa instituição. Precisamos fortalecer o papel do serviço público, com o máximo de engajamento dos servidores, o que representa eficiência, máxima produtividade e melhora da qualidade dos produtos que ofertamos”, afirmou.

Cidades Inteligentes

O palestrante Jaime Gama falou sobre o tema “Smart Cities – O Desenvolvimento de Comunidades Inteligentes e Ecossistemas Urbanos” para uma plateia formada por servidores e colaboradores da Fazenda. Grande defensor da digitalização de serviços prestados à população, Gama citou experiências de várias cidades que investiram em tecnologia para solucionar problemas urbanos. Londres, Barcelona, Copenhage, Estocolmo, Los Angeles e Nova York foram alguns dos exemplos mencionados pelo consultor. Ele também destacou o pioneirismo do Ceará, que abriga, no município de São Gonçalo do Amarante, a “Smart City Laguna’ – primeira cidade inteligente do País.

“Tornar a vida muito melhor. Essa é a ideia de smart city (cidade inteligente). O cidadão de hoje espera que tudo seja digital. Até o Governo também espera isso, que a gente facilite, cada vez mais, os serviços que são disponíveis, que a gente evite se deslocar fisicamente para resolver qualquer coisa. De preferência, tudo tem de estar facilmente acessível, facilmente solucionado por um aplicativo, pela web”, comentou.

Desafios da Liderança

O consultor Rômulo Rosa ministrou a palestra “Gerenciando em Tempos de Mudança – Os Grandes Desafios da Liderança”. Ele destacou o papel do líder dentro de uma instituição, chamando atenção para algumas características que os gerentes precisam apresentar para ter um bom desempenho. Dentre as habilidades, citou a empatia, a inteligência emocional, o propósito e a autogestão.

Segundo Rosa, um bom líder precisa ter flexibilidade para se adequar às mudanças. “Mudanças sempre existiram. O que mudou foi o ritmo. Por que é tão difícil mudar? Por uma questão muito simples: bem ou mal, eu sei fazer. E na hora em que eu vou fazer algo diferente, eu não tenho a certeza se vou ter êxito, se vou ter um risco maior. A partir do momento que a gente compreende isso, fica mais fácil ser um agente de mudanças. Não estamos falando aqui em heróis mortos, estamos falando em heróis vivos, pessoas que vão fazer de forma responsável a transição necessária”, enfatizou.

O palestrante ressaltou ainda que um modelo de gestão participativo e uma comunicação interna fortalecida são fatores que potencializam as transformações nas organizações. “A gente tem de fazer um processo comunicacional transversal, tem de criar um modelo de gestão em que todos possam ter vez e voz. Isso é essencial dentro de qualquer contexto organizacional moderno”, frisou.

Meditação

O primeiro Ciclo de Palestras da Sefaz contou com a participação da professora de Hatha Yoga e instrutora de meditação, Marjorie Serra, que ensinou exercícios de respiração e relaxamento para os espectadores.