Servidores da Sefaz são capacitados para utilização de sistema da Jucec

4 de dezembro de 2019 - 15:23

Servidores da Célula de Gestão Fiscal dos Setores Econômicos (Cesec) da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) participaram, na manhã dessa terça-feira (03/12), de treinamento ministrado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), sobre o Sistema de Registro Mercantil (SRM). A ferramenta é utilizada pela Jucec para o registro empresarial no Estado.

Conforme explicou o responsável pela Cesec, Everton Bessa, “a parceria com a Jucec tem como objetivo o acesso aos dados de empresas para subsidiar ações fiscais. Neste novo modelo que estamos adotando, de imputar responsabilidade aos sócios administradores e responsáveis legais das empresas, as informações serão importantes para que possamos fazer uma ação justa”.

Bessa ressaltou, ainda, a facilidade de utilização do SRM para o trabalho que os auditores desenvolvem. “É uma ferramenta intuitiva, que tem resposta rápida e que está interligando várias fontes de dados e informações – nacionais, estaduais e municipais. Acreditamos que vai facilitar nossa vida e a do cidadão. Nosso objetivo hoje é de simplificar, integrar e trazer a melhor comunicação entre estado e sociedade”, afirmou.

O treinamento foi ministrado pelo gerente de projetos da Jucec, Eduardo Jereissati, e pela analista de Tecnologia da Informação (TI), Debora Gondim. Jereissati explicou ” que foi apresentado aos servidores como consultar os dados cadastrais das empresas no SRM, como dados de sócios, capital social, entre outros dados, bem como os documentos arquivados, com o propósito de dar mais eficiência e segurança jurídica à Sefaz nos serviços de auditoria.

Ao todo, foram 30 auditores da Sefaz que estiveram presentes no auditório da Junta Comercial para capacitação e que serão responsáveis por multiplicar o conhecimento adquirido com os demais servidores da célula, que conta com 215 fiscais, divididos em oito núcleos, sendo seis na região da Grande Fortaleza, um em Sobral e outro em Juazeiro do Norte.

Texto – Mariana Menezes/Ascom da Jucec