Educação Fiscal é destaque no lançamento das novas escolas em tempo integral

14 de fevereiro de 2020 - 08:45 # #

O Programa de Educação Fiscal (PEF-CE) da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-CE) participou, nessa quinta-feira (13/02), do lançamento das 25 novas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI). Realizado no Palácio da Abolição, o evento contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, de alunos, professores e gestores das EEMTI de todo o Ceará.

O governador ressaltou a importância da cidadania fiscal como exercício de participação de todos na garantia de políticas públicas. Já Izolda Cela destacou a educação fiscal como de suma importância para que a sociedade fique atenta ao funcionamento do Estado e ao orçamento público que financia os investimentos.

Como forma de apresentar as opções de disciplinas eletivas – assuntos que o aluno pode escolher para estudar na parte opcional do currículo escolar – foram montados estandes com os temas Educação Fiscal, Orquestra de Violino, Perfumes e Aromas, Jovem Empreendedor e Reciclagem de Papel e Fibra de Coco. Os alunos da EETI Walter de Sá Cavalcante foram os responsáveis por apresentar a eletiva de educação fiscal aos visitantes do evento. Sob orientação do professor Ricardo Normando, os estudantes do 3º ano Sheila Priscila da Silva Praxedes, Vivian Maria Lima Freitas, Walbner Ruan Nunes Saraiva e Ramon Rodrigues falaram sobre a importância de aprender sobre os tributos, a nota fiscal, e o dever da sociedade em fiscalizar o uso dos recursos públicos, garantindo a correta aplicação em beneficio de todos.

A Sefaz, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), disponibiliza formação de professores e material didático para as EEMTI que incluam a educação fiscal no currículo. Em 2019, cerca de 63 escolas em tempo integral aderiram à eletiva contribuindo para o aprendizado de aproximadamente 1.800 alunos.