Nota de esclarecimento – Requisição de insumos e medicamentos

29 de março de 2020 - 19:01 #

Texto: Ascom Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), juntamente com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), informa que, desde o último sábado (21), realiza requisições administrativas, com base no Decreto Estadual 33.510, publicado em 16 de março de 2020. A medida se deve à falta de alguns insumos e medicamentos e à necessidade de repor estoques da saúde do Estado para o atendimento de pacientes suspeitos ou diagnosticados com coronavírus.

A partir da identificação de possíveis fornecedores com estoque disponível, foram feitas diligências junto às seguintes empresas: Panpharma, Panorama, Valfarma, JB Farma, Art Medica, TS, ProHospital, Nazária, e Call Med.

A Sesa e a Sefaz reforçam que as requisições vêm ocorrendo somente em relação ao estoque disponível dos fornecedores, sem levar em conta pedidos de compras de outras unidades hospitalares. Parte das requisições, inclusive, foi infrutífera ante à falta de produtos na quantidade necessária, bem como os preços elevados que estão sendo cobrados por estes fornecedores. Os pedidos que resultaram na obtenção de parte dos produtos requeridos serão objeto de inventário no prazo de 10 dias, a contar do seu recebimento.

Vale destacar que não foi retirada pelas equipes qualquer mercadoria dos estabelecimentos. Foi solicitada a reserva dos bens para posterior envio da nota de empenho e comprovação da aquisição.