Sefaz promove webinar sobre a estrutura do novo atendimento

26 de junho de 2020 - 12:14 #

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), promoveu, nessa quinta-feira (25/6), a terceira edição do evento Conecte-se Online, com o tema “Como estamos estruturando o novo atendimento da Sefaz?”. O webinar foi transmitido no canal Sefaz Ceará no YouTube.

O evento contou com a participação da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba; da coordenadora do Laboratório de Inovação e Dados do Governo – Íris, Jessika Moreira; da coordenadora da Assessoria de Relações Institucionais da Sefaz, Germana Belchior; e dos representantes da consultoria Elogroup, Marcelo Oka e Murilo Rocha.

A secretária agradeceu o apoio que a equipe do Íris vem dando ao projeto do novo Atendimento Virtual da Sefaz, que pretende transformar o diálogo do fisco com o contribuinte. “Isso não representa o fim do atendimento presencial na Secretaria da Fazenda, significa uma alternativa a mais”, reforçou.

Jessika Moreira destacou a participação da Sefaz em iniciativas inovadoras e falou sobre a trajetória e os objetivos do Laboratório de Inovação. A gestora apresentou ainda os principais projetos do Governo Digital, dentre eles, a plataforma de atendimento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). “A tecnologia permite a padronização dos serviços por meio digital e o acompanhamento dos índices de satisfação”, disse.

A coordenadora Germana Belchior explicou que o novo atendimento tem como objetivo fortalecer o relacionamento com o contribuinte e possibilitar o acesso à informação de forma simples e clara. Ela detalhou a estrutura da Comissão de Atendimento, criada neste momento pandêmico, e sua relação com o Projeto Estratégico de Atendimento 4.0.

Germana Belchior disse que a Comissão de Atendimento vem auxiliando a Elogroup e o Íris no desenvolvimento de um chatbot, um programa de computador que simula conversas pela internet e responde perguntas como se fosse um ser humano. “Mapeamos as principais demandas dos contribuintes, dividimos por categorias e contamos com apoio de especialistas da Sefaz para validar as perguntas e respostas frequentes. Estamos estruturando uma base de conhecimento muito importante para a organização. A crise causada pela pandemia acabou acelerando esse processo de transformação digital do atendimento”, ressaltou..

Os representantes da Elogroup demonstraram as funcionalidades do chatbot e o processo de atendimento virtual. Destacaram, ainda, os critérios utilizados para avaliar e definir os assuntos prioritários que estarão disponíveis na plataforma.

Conecte-se

O projeto Conecte-se é uma iniciativa voltada para o engajamento dos servidores e colaboradores durante a quarentena do novo coronavírus.

O vídeo do debate está disponível no canal do Youtube da Sefaz Ceará, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=JzKZ8rdt8sc&feature=youtu.be