11º Conecte-se destaca a valorização da vida e abre Mês do Fazendário 2020

2 de setembro de 2020 - 10:42 #

No mês dedicado ao alerta sobre a prevenção do suicídio e à comemoração do Dia Servidor Fazendário, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu palestra virtual com o tema: “Crises – Desafios e oportunidades”, da psicóloga Caroline Treigher. A 11ª edição do Conecte-se Online deu início, nessa terça-feira (1°/09), à programação do Mês do Fazendário 2020. O evento é desenvolvido pela Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep) do órgão e foi transmitido ao vivo pelo canal Sefaz Ceará no Youtube.

O webinar teve como palestrante a psicóloga clínica e especialista em psicologia transpessoal, Caroline Treigher, e contou com a participação da coordenadora de Gestão de Pessoas da Sefaz, Dulce Ane Lucena; e da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, abriu o debate, agradeceu a presença dos participantes e destacou que o tema do encontro retrata a realidade em que vivemos atualmente. “O planeta passa hoje por grandes dificuldades e precisamos realmente ouvir essa temática. É muito pertinente ter essa palestra neste momento, neste mês dos fazendários, que fazemos uma reflexão sobre essa instituição e sobre o nosso papel como servidor”, disse.

Antes da palestra, Dulce Ane Lucena apresentou a programação do Mês do Fazendário 2020, que tem como lema “Somos Sefaz”. Ela explicou que, neste ano, a maioria das atividades será realizada de forma remota, por ferramentas virtuais. “Esta é uma chamada para uma construção coletiva, onde chamamos os servidores, os aposentados, os terceirizados, os familiares e toda a sociedade que contribui para a construção dessa Sefaz, que completa este ano 184 anos”, afirmou.

A gestora observou ainda que a celebração será estendida até o dia 28 de outubro, quando se comemora o Dia do Servidor Público. “Fecharemos fortalecendo o nosso compromisso maior que é servir à sociedade”. Dulce compartilhou ainda um conto de autoria própria sobre a valorização da vida.

Caroline Treigher iniciou a palestra destacando a importância do assunto para o momento atual, de pandemia e de reflexão sobre o suicídio, em virtude da campanha Setembro Amarelo. Ela analisou que toda crise constitui desafios e oportunidades. “Este é um ano de muitas mudanças, que nos convida a reformular nossa maneira de ver o mundo, de estar aqui e de como nos relacionamos com o outro. Estamos atravessando um momento de crise que acontece no mundo e que, muitas vezes, nos questionamos: qual o sentido da vida? Essa é a grande pergunta que faz com que as pessoas entrem em crise”, avaliou.

A especialista ressaltou que é preciso prevenir contra os impulsos que possam surgir em momentos de desespero, como o suicídio. “É necessário rever o sentido da vida. Refletir sobre onde estamos depositando toda a nossa esperança, para que não coloquemos a nossa própria vida em risco. Vale destacar que qualquer um de nós pode ser levado a um impulso autodestrutivo”, alertou.

A psicóloga apresentou ainda dados que mostram o suicídio como um problema de saúde pública. Segundo estudos realizados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 17% dos brasileiros já pensaram seriamente em dar um fim na própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. São, em média, 32 suicídios por dia no Brasil, sendo a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos poderiam ser prevenidos. “É importante compreender que a pessoa que comete este ato não quer tirar a própria vida, mas sim acabar com a dor que ela sente”, enfatizou.

Caroline Treigher encerrou ressaltando que as dificuldades despertam também o que há de melhor no ser humano. “Toda tragédia que existe é horrível e evidencia as nossas mazelas, mas provoca também o nosso melhor. É aí que surgem as pessoas que ajudam os outros. Então, percebam: cada crise é um desafio e é também uma oportunidade de fazer brilhar a luz que existe dentro da gente. Esse é o grande desafio, descobrir o sagrado em tudo que existe. Que o valor mais indestrutível seja o amor”, concluiu.

Conecte-se

O projeto Conecte-se é uma iniciativa voltada para o engajamento dos servidores e colaboradores durante a pandemia do novo coronavírus.

O vídeo do debate está disponível no canal da Sefaz Ceará no YouTube, por meio do link: https://youtu.be/pPFpLIAH-6o