Encontro de Gestores chega à 3ª edição em formato digital e discute o papel da liderança

14 de setembro de 2020 - 16:12

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), promoveu, na última sexta-feira (11/09), a terceira edição do Encontro de Gestores, que, neste ano, teve formato 100% digital, em razão da pandemia de Covid-19.

Para a supervisora de eventos da Cogep, Célia Soares, o Encontro teve o objetivo de integrar ainda mais os líderes da instituição. “O evento foi marcado pelo fortalecimento da conexão entre os gestores. Também foi um momento de partilha de informações e ações institucionais que contribuirão para o alinhamento dos esforços de todas as equipes”, ressaltou.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, destacou a importância de uma liderança inspiradora em tempos de crise, como a que vivemos atualmente. “Em períodos de conflitos, em que muitas pessoas se entregam a um movimento negativo, é muito importante que nós consigamos ser luz onde quer que estejamos. É muito importante que estejamos ao lado de nossas equipes, conhecendo e reconhecendo as pessoas pelo olho no olho”, enfatizou.

Para a gestora da Fazenda, essa conduta firme e iluminadora é fundamental para criar um ambiente de diálogo e confiança, que estimule os liderados a trabalharem unidos em prol da missão da Sefaz, que é a de “melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça”. A gestora também disse que os fazendários devem estar atentos ao propósito de servir ao público, de trabalhar para reduzir as desigualdades sociais, que, segundo ela, ficaram mais expostas nesta pandemia.

Os secretários executivos da Receita, Liana Machado; do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais, Fabrízio Gomes; e de Planejamento e Gestão Interna, Sandra Machado, apresentaram um balanço das ações realizadas pelas pastas entre os meses de março e agosto deste ano, período em que as atividades presenciais da Sefaz ficaram suspensas para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Liana Machado mostrou todo o trabalho realizado pela Receita, que incluiu, dentre outras ações, a implementação do Posto Fiscal Virtual, a atualização do Regulamento do ICMS e o desenvolvimento do Programa de Conformidade Tributária Contribuinte Pai d´Égua. A gestora também evidenciou a elaboração das 23 medidas tributárias de estímulo à retomada econômica anunciadas pelo governador Camilo Santana e pela secretária Fernanda Pacobahyba no fim de junho.

A secretária executiva da Receita agradeceu o compromisso e a dedicação de todos os servidores e colaboradores que contribuíram com as realizações das áreas coordenadas por ela e concluiu citando a frase do sociólogo Cezar Bueno sobre a crise sanitária. “A pandemia deixou patente a nossa necessidade de contato, amizade e solidariedade; recuperou a consciência de que viver exige cooperação, porque o outro é o fundamento da nossa existência”, referenciou.

O secretário Fabrízio Gomes parabenizou os gestores fazendários e exibiu o vídeo de um show do grupo Olodum, com a participação da Orquestra Sinfônica da Bahia. Em seguida, fez uma analogia entre as organizações e as orquestras. “Temos como maestra maior a secretária Fernanda, mas todos somos maestros das nossas equipes. (…) O maestro deve procurar a harmonia, a confiança e a cooperação dentro de sua equipe para que a música saia perfeita”, disse.

Gomes mostrou ainda as entregas realizadas pela equipe do Tesouro, dividindo a exposição com os coordenadores Garrido Braga (Gestão Financeira), Takeshi Koshima (Gestão Fiscal), Paulo Sérgio Rocha (Gestão da Execução Orçamentária, Patrimonial e Contábil). O grupo destacou a criação do Índice de Monitoramento Fiscal, a renegociação de contratos da dívida pública estadual, a implantação da nova sistemática do controle de pagamentos, o lançamento do Balanço Geral do Estado de 2019, entre outras ações.

A palavra da secretária Sandra Machado também foi de agradecimento. “É fundamental esse tipo de encontro para que a gente perceba o quanto tem sido feito, a dedicação de todos os coordenadores, de todas as equipes envolvidas. Nesse período da pandemia, a gente pôde perceber que, de fato, podemos contar com todos muito mais do que imaginávamos”, afirmou.

A gestora de Planejamento elogiou o trabalho das nove unidades que gerencia, chamando atenção para o lançamento do Programa Sua Nota Tem Valor; a implantação da ferramenta Profisco II; a prestação de contas anual de 2019 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE); a análise de 211 processos judiciais e 99 administrativos; a preparação de toda a Sefaz para o retorno presencial; o planejamento estratégico da Sefaz 2020-203; a implantação do processo de metas para os servidores; e a disponibilização da rede privada virtual VPN; além de outras medidas.

Durante o Encontro, os gestores foram convidados a praticar exercícios de respiração e relaxamento, conduzidos pela yogaterapeuta e especialista em Educação Somática, Yelw Felício. O objetivo foi despertar a consciência corporal dos participantes. “A sociedade cobra muito, e a gente vai adoecer se não souber parar. O tempo que eu paro não é um tempo perdido. Quando eu voltar para as atividades, vou estar mais focado, vou dar respostas mais eficientes”, comentou.