14º Engaja Cidadão promove diálogo entre servidores da Sefaz

16 de setembro de 2020 - 18:58 # # # #

Dando continuidade à programação do Mês do Fazendário 2020, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do Programa de Educação Fiscal (PEF-CE), realizou o 14º Engaja Cidadão nessa terça-feira (15/09). Com o tema “Servidor Fazendário: cidadania e participação”, o evento promoveu uma conversa entre os fazendários Iara Palácio, do posto fiscal de Asa Branca, e Paulo Régis Moura, do posto fiscal de Tianguá. A live foi transmitida ao vivo nos canais da Sefaz no Instagram (sefazceara) e YouTube (Sefaz Ceará) e está disponível pelo link: https://youtu.be/FzSaq4od1Rw

A servidora Iara Palácio deu início a live e destacou a importância da educação fiscal para uma sociedade cidadã. “Acredito na possibilidade de termos um país com pessoas mais conscientes. O Programa de Educação Fiscal da Sefaz é atuante e traz como marca a preocupação com a sociedade cearense”, observou.

Na oportunidade, Iara apresentou Paulo Régis Moura, que, além de servidor da Sefaz, também é articulador cultural, escritor, leitor, diretor de teatro, contador de história e cofundador do Centro Cultural de Lisieux, em Santa Quitéria, interior do Estado. Ela destacou o trabalho desenvolvido pelo fazendário. “É um exemplo do servir, de empatia, de pura cidadania e de um cidadão que busca melhorar o contexto social de onde vive”, ressaltou.

Moura contou sobre o trabalho de cidadania e participação social desenvolvido na comunidade de Lisieux, distrito de Santa Quitéria, desde a década de 80. “Nós criamos uma associação chamada Grêmio Recreativo Cultural e Educacional de Lisieux para trabalhar recreação, lazer, arte e educação com os jovens da comunidade. Hoje, temos um espaço de 1.105 metros quadrados, quase um complexo cultural, feito comunitariamente. Um espaço que conta com um salão comunitário, teatro, cinema, rádio comunitária, biblioteca, quadra esportiva e um museu comunitário”, explicou.

O servidor disse que atividades desempenhadas por ele na Secretaria da Fazenda estão interligado com as desenvolvidas fora da Sefaz, de cunho social. “Muitas pessoas veem a Sefaz como um ambiente burocrático, rígido e seco. Mas eu tenho um outro olhar. É preciso perceber a importância do papel da Sefaz, que arrecada impostos para realizar investimentos que melhorarão a qualidade de vida das pessoas. Então, nos meus dois ambientes de trabalho, meu dever é servir e buscar contribuir na formação das pessoas. Acredito nessa construção que passa pela transformação das pessoas”, concluiu.

Circuito de Lives Engaja Cidadão
Essa foi a 14ª Live Engaja Cidadão, projeto criado pelo Programa de Educação Fiscal do Ceará para debater temas como função social do tributo, educação para a cidadania, papel do servidor cidadão, protagonismo político, políticas públicas em época de pandemia, entre outros. As lives são transmitidas, semanalmente, nos canais oficiais da Sefaz no Instagram e YouTube. Os vídeos são gravados e ficam à disposição dos usuários dessas redes sociais