Governo do Ceará inaugura reforma de prédio em estilo neoclássico da Sefaz II
1 de outubro de 2020 - 18:34 ##Conat #Economia #Inauguração Da Sefaz II #SEFAZ #SOP
Natália Coutinho - Ascom Sefaz - Texto
Carlos Gibaja - Fotos
O governador do Ceará, Camilo Santana, inaugurou, nesta quinta-feira (1º/10), a reforma do prédio II da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce), localizado na Avenida Pessoa Anta, nº 274. O prédio foi todo reformado, mantendo o valor histórico e preservando as linhas arquitetônicas características tanto do estilo neoclássico quanto do eclético, além de resgatar as antigas cores da fachada.
Na reforma, o Governo investiu um total de R$ 2.232.763,83, sendo a obra uma iniciativa de valorização e resgate do patrimônio cultural cearense. No prédio, funcionará a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic).
Durante a solenidade de inauguração, o governador Camilo Santana destacou o trabalho desenvolvido pela secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. “Convidei a Fernanda com o desafio de fazer uma grande mudança da Sefaz, trazendo um novo olhar para as finanças do Estado. Parabenizo pela liderança, por essa equipe formada em sua maioria por mulheres. Agradeço também todos os servidores fazendários pelo desempenho no trabalho. Nada acontece dentro do Governo se não tiver o papel do Fisco. É um desafio cada vez maior garantir recursos para educação, segurança e saúde”, disse.
O chefe do Executivo observou ainda que a obra faz um resgate arquitetônico, cultural e histórico para essa área da cidade. “A Secretaria da Fazenda faz parte dos prédios mais bonitos do Governo do Estado, valorizando a arquitetura da cidade de Fortaleza. Espero que essa estrutura contribua também para melhor ainda mais o trabalho dessa equipe”, afirmou.
Muito emocionada com a inauguração, a secretária Fernanda Pacobahyba agradeceu a presença de todos e relembrou um pouco a história do edifício. “Esse prédio é uma joia da Sefaz. Uma construção do início do século XX, adquirido pelo Estado em meados da década de 60. Aqui funcionou a Secretaria de Obras Públicas, onde nasceu o primeiro embrião de obras públicas do Ceará. Já foi também um Museu e depois passou a ser Secretaria da Fazenda”, salientou.
Para a Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, manter a memória por meio da preservação do patrimônio histórico e cultural é também um papel essencial de todo gestor público. “A Sefaz está comprometida com esta preservação e ocupa hoje, no centro histórico de Fortaleza, as mais belas construções. A entrega hoje da nossa Sede II, que abrigará a Cotic, é um marco para todos nós que fazemos a Secretaria da Fazenda”, reforçou.
O servidor Márcio Amorim, que integra o Centro de Memória da Fazenda, ressaltou o compromisso da Receita Estadual com o patrimônio público. “Com a inauguração da reforma da sua sede II, a Sefaz mantém a política de contínua melhoria e adequação da estrutura física das suas instalações às necessidades do Fisco Estadual, aliada à preservação da memória histórica e do patrimônio arquitetônico e cultural de Fortaleza, do qual fazem parte os edifícios que integram o conjunto de suas quatro sedes localizadas no Centro da Cidade”, disse.
Feliz com a casa nova, a titular da Cotic, Inês Vale, comemorou a entrega do prédio reformado. “Uma nova fase da TI se inicia, após quase sete anos de espera. A equipe, que é sinônimo de engajamento, deve trabalhar ainda mais animada e trazendo cada vez mais valor para a Sefaz. A palavra é gratidão à Coordenadoria Administrativa Financeira (Coafi), na pessoa de Saulo Toscano, especialmente à equipe da Célula de Infraestrutura (Ceinf), orquestrada por Cristina Sabóia, à secretária Sandra Machado e à secretária Fernanda, bem como a todas as pessoas que, historicamente, dedicaram-se à chegada desse momento de retomada”, expressou.
Para o titular da Coafi, Saulo Toscano, a reinauguração tem uma simbologia especial porque o edifício, segundo ele, representa o desenvolvimento da Secretaria. “A gente tem um cuidado muito grande de preservar a história.
Neste projeto, mantivemos a fachada e as cores originais do prédio. O sentimento é de felicidade por entregar uma obra segura que vai ampliar nossa atividade de forma inteligente e que, ao mesmo tempo, respeita o passado, lembrando dos que passaram antes pela Fazenda e são responsáveis pelo equilíbrio do nosso Estado. Esta obra é um presente para toda a Casa”, afirmou.
Após o descerramento da placa de inauguração, o governador e a secretária fixaram fotos dos cidadãos cearenses: Thales Jacson de Souza Fontenele, professor de Acaraú; Francisco Cauã do Nascimento, estudante de Sobral; e Maria Epifania Quinto Lima, chapeleira de Forquilha.
Um breve histórico
Construído na primeira metade do século XX, o prédio foi adquirido pelo Governo do Estado no dia 05 de setembro de 1968, mediante desapropriação. O imóvel pertencia à Companhia P. Machado Indústria e Comércio.
Em 10 de agosto de 1976, neste edifício, passou a funcionar o Museu de Minerais do Ceará Professor Odorico Rodrigues de Albuquerque, do Departamento de Minas da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do Estado (Sosp).
Posteriormente, em julho de 1989, após uma restauração, o prédio foi inaugurado como sede II da Secretaria da Fazendo do Ceará, quando passou a abrigar o Contencioso Administrativo Tributário (Conat) e toda a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Sefaz preserva prédios históricos
A Secretaria da Fazenda completou, no último sábado (26/09), 184 anos, sendo uma das instituições mais antigas do Estado do Ceará. Além de ser um órgão de arrecadação e gestão financeira, a Sefaz também se preocupa com o aspecto cultural, por meio da preservação do patrimônio cultural e arquitetônico do conjunto de suas sedes. Essas sedes são testemunhos de estilos arquitetônicos de épocas diferentes.
Além do prédio II da Sefaz, outros exemplos são as sedes I, III e IV da Secretaria.
O Palácio da Fazenda, localizado na sede I (Av. Alberto Nepomuceno, 2), foi inspirado nos palácios da cidade italiana de Veneza. O edifício foi elevado à condição de Monumento Histórico ao ser tombado pelo patrimônio histórico estadual por meio do Decreto nº 15.084, de 12 de fevereiro de 1982.
A sede III (na Av. Alberto Nepomuceno, 6) é um prédio de 1915, que fazia parte de um conjunto com oito edifícios do comerciante Raimundo da Silva Frota. Ele foi desapropriado pelo Governo do Estado em 1989, passando a fazer parte da Secretaria da Fazenda.
Já a sede IV (na Av. Alberto Nepomuceno, 77), o histórico prédio do antigo “Centro dos Exportadores”, que estava em um processo de deterioração, foi recuperada a partir de 2004 e disponibilizada em 2010, com a aquisição pelo Estado.