Prevenção do câncer de mama é tema de live na Sefaz

9 de outubro de 2020 - 16:41 # # # # #

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, nessa quinta-feira (8/10), uma live sobre o autocuidado na prevenção do câncer de mama. A atividade fez parte da programação do Mês do Servidor Público, em alusão ao Outubro Rosa, campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama realizada anualmente no Brasil. Com transmissão pela plataforma Zoom, o encontro contou com a participação da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz-CE, Sandra Machado; da especialista em Terapia Cognitivo-comportamental e psicóloga da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), Ana Carla Bandeira; e do mastologista do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), Ercio Ferreira Gomes.

A secretária executiva Sandra Machado abriu o evento destacando que o autocuidado é fundamental para a prevenção do câncer de mama ou do colo do útero. “Este é também o nosso olhar institucional: estimular para que cada uma de nós possa ter essa atitude de amor em benefício da saúde e do bem viver. Celebrar o evento mundial do Outubro Rosa é reconhecer que o câncer de mama é uma difícil realidade para todas as mulheres e a maior ocorrência de mortalidade por câncer de todas as naturezas”, comentou.

A psicóloga Ana Carla Bandeira abordou o tema “A importância do autocuidado para a saúde física e mental”. Ela observou que, atualmente, vivemos em um ritmo frenético, que exige produtividade e cuidado ao outro. “Porém, é preciso pensar em colocar você como prioridade. Por mais produtivo e prestativo que a gente seja, cada pessoa precisa de cuidado. Quando a nossa mente não está bem, o nosso corpo fala”, aconselhou.

Autocuidado

A especialista sugeriu ainda algumas dicas de autocuidado que devem ser praticadas no dia a dia. “Separe um tempo para você e pratique atividades que goste; conheça seu corpo; pratique a resiliência; durma bem; faça atividade física; tenha uma alimentação saudável; e faça consultas clínicas periódicas de prevenção”, recomendou.

Com a palestra “Quanto antes melhor – Todos contra o câncer de mama”, o mastologista do ICC, Ercio Ferreira Gomes, ressaltou que, mesmo com a campanha do Outubro Rosa, ainda existe uma dificuldade muito grande de conscientização para a realização de exames de mamografias no Ceará. “Se 70% da população acima de 40 anos fizessem o exame a cada ano, conseguiríamos reduzir os casos em até 30%, mas aqui no Estado as mamografias não chegam a 25%”, explicou.

Segundo o médico, equipamentos e aparelhos existem, mas o problema é que, muitas vezes, o atendimento primário não solicita o exame ou as mulheres não o fazem por medo do diagnóstico ou da dor. Além das chances de cura serem maiores, o diagnóstico precoce garante, conforme ele, tumores menores e a preservação da mama. “O tumor pode ser detectado pela mamografia em milímetros. Para ser detectado clinicamente, pode demorar até dez anos, mas, se a paciente fizer o exame antes, pode descobrir ainda em estágio inicial”, afirmou Gomes.

O mastologista enfatizou ainda que o número de mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) caiu entre janeiro e julho deste ano, em comparação aos anos anteriores. “A pandemia de Covid-19 foi o fator principal para a diminuição da procura por esse serviço, ainda que as unidades de saúde tenham mantido o atendimento e a oferta de tratamento às pacientes”, declarou.