17º Engaja Cidadão debate gestão por processos no serviço público

21 de outubro de 2020 - 15:18 # # # #

O Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE) promoveu, nessa terça-feira (20/10),a 17ª edição do Circuito Engaja Cidadão com o tema “Gestão por processos para inovação no serviço público”. O evento foi transmitido pelos canais da Secretaria da Fazenda no Instagram (@sefazceara) e no YouTube (Sefaz Ceará).

A live contou com a participação do gerente de Desenvolvimento Organizacional do Tribunal da Justiça do Ceará (TJCE), Welkey Costa, e com a mediação do coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Sefaz, Auler Gomes.

O servidor da Sefaz, Auler Gomes, abriu o debate, agradeceu a presença dos participantes e destacou que a gestão por processos é fundamental para qualidade dos serviços prestados pelo Poder Público. “Trazemos esse tema relevante em tempos em que a sociedade cobra do Governo melhores serviços prestados e mais qualidade nas políticas públicas. Por isso, é importante discutir alternativas que possam aprimorar esses serviços”, observou. Gomes destacou ainda que tanto o setor público como o privado estão adotado cada vez mais a gestão por processos em busca de soluções mais eficazes. 

Já Welkey Costa apresentou o modelo de gestão por processos desenvolvido no TJ, que, segundo ele, traz mais agilidade e resolutividade. “O processo transforma, assim como a inovação. Quando você começa a mexer com a área de processos, é possível enxergar oportunidades de reduzir custos e encurtar rotinas. Isso, para o Judiciário, é muito importante. Na verdade, no setor público como um todo. Mas, no Tribunal, que atua quando as relações humanas falham, conseguimos tornar isso mais eficiente e reduzir os conflitos”, ressaltou.

Costa disse ainda que as práticas adotadas pelas instituições públicas e privadas mudaram nas duas últimas décadas com o avanço da automação e da notação para mapeamento de processos. Ele citou como exemplo de resultado positivo o fato de o processo judicial no Ceará ser, hoje,o mais barato do País, de acordo com o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Primeiro tem um avanço da própria notação. Por exemplo, a área que estuda processos é chamada de BPM (Business Process Management) e agora utilizamos a BPMN (Business Process Modeling Notation) 2.0. Essa é uma outra forma de escrever os processos, que os tornam mais simples, mais fáceis de serem compreendidos por pessoas que não dominam aquela técnica. Então, ficou mais fácil comunicar. Outro avanço é na área de automação dos processos. Se você tem processos bem documentados, você consegue fazer coisas incríveis e isso tem muito valor nas instituições”, explicou o convidado.

O vídeo do debate está disponível no canal do Youtube da Sefaz Ceará, por meio do link: https://youtu.be/Hvo6JlNW0NM

Circuito de Lives Engaja Cidadão

Esta foi a 17ª edição do Engaja Cidadão, projeto criado pelo Programa de Educação Fiscal para estes tempos de distanciamento social decorrente do novo coronavírus. Os vídeos são gravados e ficam à disposição dos usuários dessas redes sociais.

A iniciativa tem o objetivo de promover debates de temas como função social do tributo, orçamento público, educação para a cidadania, papel do servidor cidadão, juventude, protagonismo político, políticas públicas em época de pandemia, entre outros.